Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/22886
|
Title: | Atividade Musical como Recurso Atencional: revisão sistemática |
Authors: | Lopes, Eduardo Oliveira, Juliana Lopes, Karla Alcântara-Silva, Tereza |
Editors: | Alcântara-Silva, Tereza |
Keywords: | Música Musicologia Musicoterapia |
Issue Date: | 5-Oct-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Goiás - Brasil |
Citation: | Lopes, Eduardo; et al “Atividade Musical como Recurso Atencional: revisão sistemática”, Anais do XVII Sempem e I Fladem Brasil, 25 a 27 de setembro de 2017, Goiânia - Brasil. ISSN 1982-3215 |
Abstract: | A música, fenômeno universal, tem uma relação intrínseca ao homem e uma percepção
subjetiva. Porém, como linguagem é culturalmente construída” (Penna 2010) e suas manifestações
bem diversificadas: de concertos de orquestra sinfônica a bandas de rock, do coral da igreja à roda
de amigos cantando e batucando em uma mesa de bar.
Em sua definição, Wisnik (2000) pensa a música como um jogo entre som e ruído, aos quais
caminham para uma ordenação em uma projeção de um único som afinado. Para o neurocientista
Oliver Sacks (2007) a definição de música vai além, ressaltando que uma composição musical é
mais do que uma sequência de notas; é um todo orgânico organizado e coeso. O autor complementa
destacando que acima dessa construção sonora há a intenção do compositor, o estilo, a ordem e a lógica de criar para expressar suas ideias e sentimentos musicais. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/22886 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CESEM - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|