Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22735

Title: Supervisão da prática letiva. Um itinerário para uma escola com futuro
Authors: Fialho, Isabel
Keywords: supervisão
colaboração
observação de aulas
desenvolvimento profissional
Issue Date: 2017
Publisher: Centro de Formação Francisco de Holanda
Citation: 11. Fialho, I (2017). Supervisão da prática letiva. Um itinerário para uma escola com futuro. Elo 24: Itinerários para uma escola com futuro, 53-58. Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda. Disponível em https://www.cffh.pt/?pagina=elos
Abstract: A profissão docente é cada vez mais complexa e exigente, as salas de aula são espaços multiculturais que desafiam os professores a encontrar respostas adequadas para alunos com diferentes saberes, ritmos de aprendizagem, interesses e necessidades. Desde os anos 70 do século passado que a investigação no âmbito das escolas eficazes tem contribuído para uma maior compreensão dos fatores relacionados com a eficácia e a melhoria das escolas, apontando para a necessidade de entrar na sala de aula porque o professor é a chave última da mudança educativa e para a melhoria da escola, é o que os professores pensam, aquilo em que creem e aquilo que fazem na sala de aula que, em última análise, define o tipo de aprendizagem dos alunos (Hargreaves, 1994). Por conseguinte, é necessário fazer convergir os recursos da escola para agir sobre os fatores internos que influenciam o ensino e a aprendizagem, é necessário implementar processos de supervisão da prática letiva em que se assume como funções: melhorar a prática docente, desenvolver o potencial de cada indivíduo para a aprendizagem e promover a capacidade de autorrenovação das organizações (Garmston, Lipton & Kaiser, 2002). A supervisão da prática letiva, “porque centrada nos problemas identificados nos contextos de trabalho” (Oliveira-Formosinho,2002b, p.13), poderá constituir um itinerário para uma escola com futuro.
URI: https://www.cffh.pt/?pagina=elos
http://hdl.handle.net/10174/22735
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A - Supervisão da prática letiva. Um itinerário para uma escola com futuro 2017.pdf1.38 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois