Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22685

Title: A Formação Docente para a Prática da Educação Inclusiva no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas
Authors: Almeida, Jacqueline
Chaleta, Elisa
Keywords: Educação Inclusiva
Formação Docente
Issue Date: 2017
Publisher: EDUFAL
Citation: Almeida, J. & Chaleta, E. (2017). A Formação Docente para a Prática da Educação Inclusiva no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (pp. 9-57). In J. Almeida & E. Chaleta (Orgs). Formação Docente em Inclusão e Direitos Humanos no Brasil e em Portugal. Alagoas, Brasil: EDUFAL.
Abstract: Falar sobre as concepções e as questões ligadas às pessoas com deficiência e sobre o tema inclusão é uma necessidade que também deve ser contemplada no âmbito acadêmico. Esse assunto, que até hoje é tabu em alguns grupos sociais, ganhou importância à medida que a sociedade modificou sua forma de olhar para as pessoas consideradas “diferentes” e buscou formas de entendê-las e ajudá-las. Mas nem sempre foi assim. Um olhar na história do mundo ocidental nos mostra que a diferença humana era alvo de rejeição. Do abandono ao nascer, até à ideia de serem indivíduos demoníacos, ou segundo a concepção eugenista, responsáveis pelo empobrecimento das qualidades raciais da humanidade, as pessoas com deficiência foram mortas, serviram de cobaias ou foram exiladas do convívio social, sendo, muitas vezes, como refere Arbex (2013), internadas em hospícios onde era comum encontrar crianças com deficiência física ou mental rejeitadas pelas famílias e esquecidas pela sociedade. Assim, prevalecia a concepção de que as pessoas com deficiência deveriam ser escondidas ou mesmo eliminadas, restando para esses indivíduos a segregação e o extermínio. Nesse contexto, as pessoas com deficiência não mereciam a atenção da sociedade nem dos dirigentes governamentais. O preconceito, sentimento de rejeição ao diferente que se caracterizou como traço marcante na cultura ocidental, incluindo o que se refere às pessoas com deficiência, foi o que fez com que as ideias sobre inclusão demorassem a ocorrer. Ao fazer um resgate da história da inclusão, verifica-se que ela é recente no mundo e principalmente no Brasil, no qual os conceitos referentes à inclusão são muitíssimo atuais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22685
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.pdf412.61 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois