Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22526

Title: "Casas de Deus na Terra dos Homens": a reabilitação de conventos, mosteiros e igrejas - o caso dos Conventos de Alferrara (península de Setúbal)
Authors: Mestre, Victor
Aleixo, Sofia
Issue Date: 2017
Citation: Mestre, Victor; Aleixo, Sofia (2017) "Casas de Deus na Terra dos Homens": a reabilitação de conventos, mosteiros e igrejas - o caso dos Conventos de Alferrara (península de Setúbal). In: "11as Jornadas de História Local - Espaços, Vivências e Religiosidade, Património Religioso em Aveiro da Época Moderna à Contemporaneidade". 24-25, Novembro, 2017.
Abstract: A paisagem cultural de Alferrara constituiu elemento fundamental para a percepção e entendimento do património religioso ali construído. Constituiu igualmente fonte de informação determinante na definição de metodologias de intervenção num tempo e num lugar onde a unidade paisagística predomina num território que preserva um certo romanticismo em pleno século XXI. A prática na reabilitação de conventos, mosteiros e igrejas, encontrou nos Conventos de Alferrara (península de Setúbal) um lugar onde o pensar a longo termo, o pensar com o tempo e não contra o tempo, permitiu delinear uma estratégia a 25 anos onde a sustentabilidade paisagística dirige uma sustentabilidade social e económica que procura preservar a alma destes lugares, destas "Casas de Deus na Terra dos Homens". Será essa a ambição maior destas intervenções que ao responder à necessária e urgente estabilização das estruturas preexistentes, implementaram opções éticas e metodológicas no processo de valorização dos Conventos e nas pequenas edificações que fazem parte integrante deste conjunto monástico erguido no sítio de Alferrara
URI: http://hdl.handle.net/10174/22526
Type: lecture
Appears in Collections:ARQ - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2017_VMSA_11JornadasHistoriaLocal-Aveiro_Resumo.pdf182.8 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois