Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22519

Title: Das conceções linguísticas de leitura e escrita à fluência e compreensão leitora no 1º ciclo do ensino básico: um estudo no agrupamento de escolas de Paião
Authors: Ramos, Maria Helena dos Santos
Advisors: Marçalo, Maria João
Custódio, Pedro Balaus
Keywords: Conceções linguísticas de leitura e escrita
Emergência
Fluência e compreensão leitora
Ensino básico
Linguistic conception of reading and writing
Reading fluency and reading comprehension
Basic education
Issue Date: 18-Dec-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo aborda o percurso que vai das conceções precoces de leitura e escrita à fluência e compreensão de leitura. Partimos da hipótese de que os grupos que iniciam a escolaridade com mais conhecimentos de literacia emergente atingem, de modo mais célere, maior fluência na leitura, logo, melhores resultados na compreensão de leitura. No pré-escolar, no início da aprendizagem informal, deve ser dada relevância às conceções linguísticas que cada criança tem relativamente à leitura e escrita, promovendo ambientes promotores de comportamentos de literacia emergente. A fluência na leitura é avaliável através da leitura oral e é o elo entre a descodificação e a compreensão de leitura. Vários são os fatores que impõem constrangimentos e se refletem na aprendizagem da leitura, entre eles os de carácter linguísticos, sociais, culturais e económicos. O professor, com o trabalho que desenvolve em sala de aula, desempenha um papel primordial no sucesso da aprendizagem da leitura, particularmente no desenvolvimento linguístico, quer a nível fonológico, lexical, morfossintático, sintático, pragmático, quer na motivação para a leitura, através da disponibilização de livros de literatura infantil. Esta investigação foi realizada com uma amostra de 282 crianças do Agrupamento de Escolas de Paião, distribuídos por três grupos. O estudo comparou os resultados dos comportamentos emergentes de leitura e escrita no pré-escolar, os resultados dos testes intermédios do 2.º ano, a fluência de leitura, nas dimensões expressividade, precisão e velocidade, no 3.º e no 4.º anos, assim como os resultados da compreensão de leitura atingidos pelos grupos, no 4.º ano nas provas de final de ciclo. Este estudo aponta para a existência de correlações entre os resultados, mas não nos permite generalizar e tirar conclusões irrefutáveis, em virtude de o comportamento dos grupos se alterar de um parâmetro para outro das variáveis em estudo. Os resultados contrariam os estudos nacionais e internacionais, ao constatar que os rapazes do Agrupamento têm melhores resultados a nível de fluência e de compreensão de leitura do que as raparigas, e que os resultados da compreensão de leitura são superiores aos resultados da fluência; Abstract: The linguistic conceptions of fluency and reading comprehension in the 1st cycle of basic education: A study in Paião Group of Schools This study approaches the journey from the precocious conceptions of reading and writing to the reading fluency and reading comprehension. We start from the hypothesis that the groups that initiate schooling with more knowledge of emergent literacy reach, more quickly, a greater fluency in reading, thus better results in reading comprehension. In pre-school, at the beginning of informal learning, relevance should be given to the linguistic conceptions that each child has regarding reading and writing, promoting environments that promote emergent literacy behaviours. Reading fluency is assessed through oral reading and is the link between decoding and reading comprehension. There are several factors that impose constraints and are reflected in the learning of reading, including linguistic, social, cultural and economic factors. The teachers, with the work they develop in the classroom, play a key role in the success of learning how to read, particularly in linguistic development, both phonological, lexical, morphosyntactic, syntactic and pragmatic, and in the motivation for reading, through the availability of children's literature books. This research was carried out with a sample of 282 children from the Paião School Group, distributed in three groups. The study compared the results of emerging reading and writing behaviours in pre-school, the results of the intermediate tests of the 2nd year, the reading fluency in terms of expressiveness, precision and speed, in the 3rd and 4th years, as well as the reading comprehension results reached by the groups in the 4th year in the 4th year final tests. This study seems to suggest the existence of correlations between results, but does not allow us to generalize and draw irrefutable conclusions, because the behaviour of the groups is not consistent from one parameter to another of the variables under study. The results contradict both the national and the international studies, given that the boys from our schools have better results in terms of fluency and reading comprehension than the girls and that the results of reading comprehension are superior to the results of fluency.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22519
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capa_Helena Ramos dez.pdf253.31 kBAdobe PDFView/Open
Doutoramento - Linguística - Maria Helena dos Santos Ramos - Das conceções linguísticas de leitura e escrita....pdf3.84 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois