|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/22397
|
Title: | Competências emocionais e comportamentos agressivos entre pares em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade |
Authors: | Bizai, Eugénia Melo, Madalena Candeias, Adelinda |
Editors: | Veiga, F. H. |
Keywords: | Comportamentos agressivos entre pares Bullying Competências emocionais Inteligência emocional |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Bizai, E., Melo, M., & Candeias, A. A. (2016). Competências emocionais e comportamentos agressivos entre pares em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade. In F. H. Veiga (Coord.), Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o desempenho académico / Students´ engagement in school: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for academic performance (pp. 249-267). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Abstract: | A qualidade das relações interpessoais que se estabelecem ao longo da vida constitui-se um importante fator de ajuste psicológico e social, indispensável para o desenvolvimento humano. Um dos problemas que afeta as relações sociais entre pares em contexto escolar é o bullying, uma agressão física e/ou psicológica intencional e repetida ao longo do tempo, com efeitos muito negativos no desenvolvimento e
saúde mental dos jovens envolvidos e das pessoas que lhe são próximas. O modo como as pessoas reconhecem, expressam e gerem as suas emoções, a forma como as reconhecem nos outros e se relacionam afetivamente com os demais,
determinará a qualidade das relações intra e interpessoais estabelecidas, pelo que o conhecimento, desenvolvimento e educação das competências emocionais em crianças e adolescentes converte-se numa ferramenta indispensável para fazer frente a situações problemáticas de vida, nomeadamente situações de bullying. A presente investigação visa perceber como se relacionam as experiências de agressão e vitimação com as competências emocionais. Recorreu-se a uma amostra de 297 estudantes de uma escola de ensino básico, da cidade de Évora. A recolha de informação foi realizada através da Escala de Comportamentos Interpessoais em Contexto Escolar — ECICE (Almeida, 2013) e da adaptação portuguesa do e da adaptação portuguesa do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On — EQ-i:YV (Candeias, 2014). Os resultados mostram a existência de relações negativas entre os comportamentos de bullying e as competências emocionais. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas nas situações de bullying e nas competências emocionais, em função de variáveis sociodemográficas e de caracterização escolar. Evidencia-se a importância da educação de competências emocionais na prevenção de comportamentos agressivos entre pares em contexto escolar. |
URI: | http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/envolvimento-dos-alunos-na-escola-perspetivas-da-psicologia-e-educacao-motivacao-para-o-desempenho-academico http://hdl.handle.net/10174/22397 |
ISBN: | ISBN: 978-989-8753-34-2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros PSI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|