Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22137

Title: A análise de redes sociais na investigação sociológica”. Livro de Atas do 1º Congresso Internacional de Redes Sociais
Authors: Fialho, Joaquim
Keywords: Redes
Sociologia
Metodologia
Issue Date: 2017
Publisher: Cics.Nova
Citation: FIALHO, Joaquim (2017). “A análise de redes sociais na investigação sociológica”. Livro de Atas do 1º Congresso Internacional de Redes Sociais, Universidade de Évora, 1 e 2 de junho de 2017, pp.884-896 (ISBN: 978-989-99782-3-2).
Abstract: A análise de redes sociais é uma ferramenta que possibilita o conhecimento das interações entre classes de indivíduos ou grupos, tendo por base, fundamentalmente, dados de tipo quantitativo. O enfoque nos dados de tipo quantitativo pressupõe a necessidade duma panóplia de técnicas que permitam ordenar as interações (informação) dos indivíduos ou grupos, para que estas possam ser representadas através dum grafo ou rede. As redes ou grafos apresentam-se como a ferramenta central para se proceder à representação das interações entre indivíduos ou grupos de indivíduos recorrendo à forma gráfica. Importa sublinhar também que as características singulares da análise de redes sociais pressupõem que as ferramentas estatísticas correntes possam não ser as mais adequadas. Por este facto, muitos investigadores e estudiosos da análise de redes sociais, têm desenvolvido instrumentos matemáticos específicos para aplicação na análise de redes sociais, permitindo construir indicadores capazes de explicar a estrutura duma rede a nível individual ou enquadrada no seu conjunto. A presente comunicação discute a aplicação da análise de redes sociais na investigação sociológica, apresentando uma diversidade de trabalhos de investigação dos autores em que foi aplicada a metodologia das redes (social network analisys).
URI: http://hdl.handle.net/10174/22137
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
livro_atas_ICIReS.pdf19.56 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois