Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22121

Title: Contributos para o ensino e a aprendizagem da matemática ao nível da escolaridade obrigatória : a importância da linguagem
Authors: Carvalho, Isabel Maria Arêde Menitra de
Advisors: Trindade, Vitor Manuel de Sousa
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Apredizagem da matemática
Escolaridade obrigatória
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O início deste século XXI está a ser dominado por um processo de globalização que se traduz na abertura das relações comerciais entre países com diferentes níveis de desenvolvimento económico e social. Desta abertura resultam transferências de actividades económicas, que aproveitam custos de produção mais baixos - nos países com custos salariais mais baixos- e a elevada procura nos países com maior poder de compra. Em resultado destes processos surgem fenómenos como o desemprego e a precariedade de emprego. Atentos a estes fenómenos, os governos dos países atingidos procuram soluções que permitam a reorientação do emprego para actividades que possibilitem uma maior produtividade dos factores e aumentar a riqueza criada, de forma sustentável. Neste processo, olha-se para a criação de empregos em actividades que utilizam as novas tecnologias como forma de atingir aqueles objectivos. Contudo, a aposta nas novas tecnologias exige uma grande qualificação dos recursos humanos, reconhecendo-se às escolas um papel imprescindível na formação dos alunos, designadamente nas disciplinas que melhor permitam a aquisição das competências que servem o mercado de trabalho. Neste quadro, o sucesso na aprendizagem da Matemática funciona como termo comparativo para atrair e manter os investimentos ligados às novas tecnologias. Relativamente a este indicador, os rankings internacionais tem colocado Portugal nos últimos lugares, o que representa um obstáculo importante para um país que pretende fazer das novas tecnologias o instrumento privilegiado do seu desenvolvimento económico e social. Adicionalmente, Portugal, em resultado da descolonização ocorrida na década de 70, do processo imigratório associado ao crescimento económico permitido pelos fundos comunitários e à migração interna para as áreas metropolitanas, tem recebido, designadamente nas escolas da área metropolitana de Lisboa, alunos com origens culturais diferentes. Nestas escolas têm-se verificado, de forma sustentada, elevados níveis de insucesso e de abandono escolar precoce, por razões que devem ser identificadas de forma a permitir a procura de soluções. Sobre as causas do insucesso destes alunos, os professores, pela experiência que acumulam, são uma fonte de informação relevante. Questionados sobre este tema, vários professores sugeriram que a linguagem utilizada na sala de aula pode ser uma causa importante para o insucesso na aprendizagem da Matemática. É neste contexto que surge este trabalho de investigação cujo objecto de estudo é a importância da linguagem na aprendizagem da Matemática pelos alunos do ensino obrigatório. Este tema foi estudado com a preocupação de o enquadrar no contexto actual português. Para a concretização do estudo delimitou-se o espaço geográfico e optou-se pela escolaridade obrigatória no ensino público, de modo a aproveitar o encadeamento vertical nos três ciclos de ensino obrigatório. Com vista a testar a hipótese em estudo introduziu-se, nas turmas experimentais, um elemento que permitiu ultrapassar algumas dificuldades da própria linguagem científica matemática, dificuldades que são ainda agravadas, na amostra dos alunos estudados, pela diversidade de culturas e pelo meio sócio-económico em que estes alunos estão integrados. Contactou-se com Stella Baruk a fim de se compreender como esta utilizava a descodificação da linguagem nas escolas onde a experimentou com êxito, explorando os erros das crianças através da arqueologia do erro. Proporcionou-se formação aos professores envolvidos no projecto, designadamente sobre a metodologia e técnicas a utilizar. Obteve-se, da parte de Stella Baruk, uma verificação dos procedimentos utilizados na sala de aula, de forma a confirmar a sua utilização correcta. Neste trabalho utilizou-se a metodologia de investigação científica e os instrumentos que se mostraram mais adequados, permitindo obter resultados, que foram alvo de estudo estatístico, análise de conteúdo, validação e cruzamento de dados. Em resultado do trabalho realizado foi possível retirar ilações, as quais poderão contribuir para melhorar a aprendizagem da Matemática pelos nossos alunos e apontar tendências emergentes para novos estudos. **** ABSTRACT: ln the early years of the twenty first century, the world experienced a growth in the globalisation leading to the opening of commercial relations among countries showing different levels of economic and social development. As a consequence, there has been a transfer of economic activities profiting from lower production costs - in those countries where wages are lower- and a high demand for countries where consumer spending is stronger. As a result, the world has witnessed the emergence of phenomenona such as unemployment and precarious employment. These issues were closely watched by governments of countries that experience unemployment and precarious employment in order to seek solutions allowing them employment reorientation towards activities which should foster a higher productivity and a sustaining and increasing national wealth. ln this process, the implementation of employment in activities which make use of new technologies are being taken into consideration to reach those goals. This approach, however, requires a higher qualification of human resources and the quality and level of schooling becomes crucial to provide students with the needed knowledge, namely in disciplines aiming for the acquisition of qualifications to fit them for the work market. Thus, successfulness in learning mathematical skills can work as a means of comparison to attract and maintain investments linked to new technologies. ln regard to this indicator, international rankings have placed Portugal at the lowest positions, which is a revealing poor diagnosis for a country claiming the use of new technologies as its utmost instrument for economic and social development. Moreover, due to coping with the outcome of decolonisation process during the 70s decade, an immigration process, an increase in the economy brought about by the influx of European funds, and the inner migration to metropolitan areas, Portugal has received, specially at schools in the Lisbon area, students from many different cultural backgrounds. This translates into highly unsuccessful levels of graduation or the tendency to leave school early. The causes of such a situation should be identified in order to search for solutions. Teachers, due to their meaningful professional experience and access to relevant channels of information, ought to undertake a serious approach to help find the cause and the solution for these students ‘problems. Questioned about the subject, some teachers suggested that the language used in the classroom might be a relevant cause for the unsuccessfully learning of mathematics. lt was in this context, that this investigative work took place. lts purpose was to study the importance of language in mathematics learned by students in state schools. This subject was studied within the frame of the current Portuguesa context. For this end, geographic space was marked out and the state school was selected to enable us to use the vertical linking in the three cycles of regular education. For testing the studying hypothesis, we introduced, in experimental classes, an item which allowed us to overcome some of the difficulties concerning the mathematical scientific language. Cultural diversity as well as the social and economic background of each sample student creates additional difficulties. We contacted Stella Baruk in order to understand the way she used language decodification in schools where she had successfully experimented with it, by means of analyzing children's mistakes through mistake archaeology. Teachers involved in the project were offered ongoing technical support, namely with methods and techniques to be used. Also, from Stella Baruk we received feedback on our behaviour in classroom so that we could establish and maintain the correct attitude. ln this dissertation we dealt with the methodology of scientific research and the instruments which appeared to us to be the most suitable to reach the desired results. Those have been the object of statistical study, contents analysis, validation and data comparison. As a result, we carne to some conclusions which may contribute to the improvement of the learning process in mathematics for our students and establish some ground for further research.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22121
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Anexos.pdfAnexos8.04 MBAdobe PDFView/Open
Isabel Maria Arêde Menitra de Carvalho - Tese de Doutoramento - 160 765.pdf26.88 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois