Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21963

Title: Avaliação das aprendizagens dos alunos nas disciplinas de ciências naturais e biologia e geologia: um estudo sobre a sua interpretação e implementação em sala de aula
Authors: Correia, Sónia de Jesus Elias
Advisors: Cid, Marília Pisco Castro
Keywords: Avaliação das aprendizagens
Práticas avaliativas
Perceções sobre avaliação
Biologia
Geologia
Ensino básico e ensino secundário
Assessment of learning
Assessment practices
Perceptions on evaluation
Natural sciences
Biology
Geology
Basic education ans secondary education
Issue Date: 20-Sep-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A avaliação das aprendizagens tem vindo a assumir um papel importante no campo da investigação em Educação, uma vez que se encontra ligada aos componentes dos processos de ensino e de aprendizagem, numa perspetiva formativa e reguladora, possibilitando o desenvolvimento de competências de autorregulação dos processos de aprendizagem através do feedback, da autoavaliação e avaliação por pares, ajudando o aluno a “aprender a aprender”. Nesta sequência de ideias, surgiu a preocupação em estudar duas salas de aula, de dois anos de escolaridade distintos, 7.º ano do ensino básico na disciplina de Ciências Naturais, e 11.º ano do ensino secundário na disciplina de Biologia e Geologia. Pretendemos conhecer as práticas de avaliação implementadas pelo professor em duas salas de aula de anos de escolaridade diferenciados, bem como as perceções do professor e dos alunos no que respeita à avaliação das aprendizagens. Assim, esta investigação enquadra-se numa abordagem qualitativa e interpretativa, na forma de um estudo de caso, do tipo instrumental, em que foram estudadas as duas turmas em referência. Quanto à recolha de dados, esta baseou-se na realização de entrevistas, na observação direta de aulas e na análise de documentos utilizados. O tratamento de dados foi efetuado através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados do estudo indicam que nas salas de aula das duas turmas em análise prevalecem práticas de avaliação mais orientadas para a classificação e seleção dos alunos do que para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação formativa é praticada pontualmente aquando da revisão de conteúdos e raramente numa perspetiva reguladora do processo de ensino e de aprendizagem. Destaca-se ainda a predominância do conceito de avaliação como medida nas perceções de professor e alunos, o que influencia fortemente as práticas avaliativas implementadas em sala de aula; ABSTRACT: Students' assessment in the disciplines of Natural Sciences and Biology and Geology: a study on its interpretation and implementation in the classroom Assessment has taken on an important role in the field of research in education, since it is connected to the components of teaching and learning in a formative and regulatory perspective, enabling the development of learning self-regulation skills and abilities through feedback, self-assessment and peer assessment, helping students to "learn how to learn". In this sense, there was a concern in studying two classrooms from different educational levels, one of the 7th grade of basic education in the discipline of Natural Sciences and another of the 11th grade of secondary education in the discipline of Biology and Geology. We intended to describe the assessment practices implemented by teachers in those two classrooms and understand the teacher's and students’ perceptions with regard to the assessment process. The research is in line with a qualitative and interpretative approach, being an instrumental case study, where two classrooms were analyzed, one of 7th grade and another of 11th grade. Data collection was based on interviews, direct classroom observation and on the analysis of documents used. The data were analyzed through the technique of content analysis. The study results indicate that in the two classrooms analyzed prevail assessment practices for classification, selection and certification of students rather than oriented practices to improve teaching and learning. Formative assessment is practiced for content review rather than being practiced in a teaching and learning regulatory perspective. It was also noted the predominance of the concept of assessement as a measure on teacher and students’ perceptions, which strongly influences the assessment practices implemented in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21963
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Transcrição de aulas observadas.docx62.03 kBMicrosoft Word XMLView/Open
Lombada (comum às 3 áreas científicas) .pdf89.6 kBAdobe PDFView/Open
Doutoramento - Ciências da Educação - Sónia de Jesus Elias Correia - Avaliação das aprendizagens dos alunos....pdf8.66 MBAdobe PDFView/Open
Capa interior e folha branca.pdf252.97 kBAdobe PDFView/Open
Capa e contracapa.pdf283.3 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois