Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21718
|
Title: | O lugar da criança na educação infantil numa perspetiva histórico-cultural |
Authors: | Folque, M. A. |
Editors: | Almeida da Costa, Sinara Amaral Mello, Suelly |
Keywords: | criança teoria histórico-cultural Educação Infância Pedagogia |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | CRV |
Citation: | Folque, M. A. (2017). O lugar da criança na educação infantil numa perspetiva histórico-cultural. IN S. Almeida da Costa & S. Amaral Mello (Org.), Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores (pp. 51-63). Curitiba: CRV. ISBN 978-85-444-1731-7 |
Abstract: | O capítulo 3, de autoria de Maria Assunção Folque, da Universidade de Évora, Portugal, discute o lugar ocupado pela criança no processo de aprender. Com base na Teoria Histórico-Cultural e na participação duradoura no Movimento da Escola Moderna portuguesa, este capítulo contempla a base de uma educação que toma a criança como sujeito de direitos, o que envolve perceber a criança “não no centro, nem na sombra, mas dentro, com outros, no mundo” (palavras da autora), questionar as formas de segregação das crianças que têm sido impostas aos modelos de creche e pré-escola e defender a participação das crianças em atividades culturais autênticas, combatendo a fragmentação do conhecimento. Para isto, discute três condições que precisam estar presentes na escola da infância: a organização de turmas de crianças com idades diferentes, os passeios frequentes pela comunidade e a necessidade de organizarmos situações que encantem as crianças e as envolvam num processo crescente de participação marcado pela comunicação interativa num encontro afetivo e cognitivo em que os diferentes atores se conhecem e se reconhecem como pessoas diferentes que constroem significados de modo compartilhado (apresentação do livro). |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21718 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|