|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21646
|
Title: | Violência entre pares na adolescência: Um estudo com estudantes no início e no final do 3.º ciclo do ensino básico |
Authors: | Rosário, Ana Cristina Candeias, Adelinda A. Melo, Madalena |
Editors: | Tomás de Almeida, Ana Correia, Isabel |
Keywords: | Agressão Vitimação Bullying Adolescentes |
Issue Date: | Nov-2017 |
Publisher: | Revista PSICOLOGIA (Associação Portuguesa de Psicologia) |
Citation: | Rosário, A. C., Candeias, A., & Melo, M. (2017). Violência entre pares na adolescência: Um estudo com estudantes no início e no final do 3.º ciclo do ensino básico. Psicologia, 31(2), 57-68 |
Abstract: | Resumo: Este estudo propõe-se caraterizar comportamentos de violência entre pares, em função do nível de escolaridade, género e variáveis socioafetivas. Os participantes incluem uma amostra de 80 estudantes do 3.º ciclo do ensino básico (7.º – 9.º anos), avaliados com o QEVE, em dois momentos (7.º e 9.º anos). Os resultados demonstram que: i) as condutas de vitimação e agressão mais frequentes são a exclusão social e a agressão verbal; ii) a taxa de vitimação diminui do 7.º para o 9.º ano, enquanto a taxa de agressão mantém-se estável; iii) os rapazes encontram-se mais envolvidos em situações de bullying físico do que as raparigas; iv) o sentimento face à escola (i.e., gostar da escola) e a perceção de ter amigos revelam-se aspetos protetores especialmente importantes das condutas de vitimação e agressão entre os alunos do nível de escolaridade mais baixo. Estes resultados sugerem uma intervenção educativa diferenciada e orientada para a literacia socioemocional, destacando o papel dos pares na prevenção da violência escolar. |
URI: | doi: 10.17575/rpsicol.v31i2.1153 http://hdl.handle.net/10174/21646 |
ISSN: | ISSN 2183-2471 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|