Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21578
|
Title: | Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas |
Authors: | Pereira, Sónia Melo, Madalena |
Editors: | Lopes, Diniz Garrido, Margarida |
Keywords: | Observação de bullying Sensibilidade moral básica Empatia Desengajamento moral Afastamento da situação de bullying. Bystanders |
Issue Date: | Nov-2017 |
Publisher: | Revista PSICOLOGIA (Associação Portuguesa de Psicologia) |
Citation: | Pereira, S. & Melo, M. (2017). Observação de Bullying: Avaliação, sensibilidade moral e motivação para ajudar as vítimas. PSICOLOGIA, 31 (2), 254-260 (Atas do IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia). |
Abstract: | Enquadrado numa investigação mais ampla que pretendia identificar os tipos de comportamento prevalecentes nos/as observadores/as das situações de bullying e os motivos que os/as influenciam a intervir ou não em tais situações, foram objetivos deste estudo: 1) Verificar a existência de diferenças de género e de idade nos tipos de comportamento face às situações de bullying e nas razões que levam os/as observadores/as a intervir ou não; 2) Analisar a relação entre os tipos de comportamento dos/as observadores/as e os motivos que os/as influenciam a intervir ou não. Participaram neste estudo 481 estudantes, do 5º ao 9º ano de escolaridade. Os resultados evidenciaram a existência de diferenças de sexo e de idade, quer nos tipos de comportamento face ao bullying, quer nas razões que influenciam a decisão dos/as observadores/as a intervir ou não nas situações de bullying. |
URI: | http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1348 http://hdl.handle.net/10174/21578 |
ISSN: | ISSN 2183-2471 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica PSI - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|