Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21572

Title: Ensino Superior e Mobilidade Internacional: Fatores Determinantes da Escolha e Satisfação dos Estudantes
Other Titles: Higher Education and International Mobility: Determining Factors of Student Choice and Satisfaction
Authors: Lucas, Maria Raquel
Freire, Maria
Ramos, Isabel Joaquina
Rego, Maria da Conceição
Keywords: ensino superior
mobilidade internacional
fatores determinantes de escolha
satisfação dos estudantes
Issue Date: Dec-2017
Publisher: FORGES-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e regiões de Língua Portuguesa
Citation: Lucas, M. R., Freire, M., Ramos, I. J., & Rego, M. C. (2017). Ensino Superior e Mobilidade Internacional: Fatores Determinantes da Escolha e Satisfação dos Estudantes. Comunicação apresentada na 7ª Conferência FORGES – O Papel do Ensino Superior para o Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa, 29, 30 novembro e 1 dezembro. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: A UNESCO defende a internacionalização como forma solidária de inserção dos países num contexto global. A maior aproximação relacional entre os povos é considerada como um fator fundamental para a melhoria do entendimento global e para a construção de uma sociedade mais tolerante, integradora e comprometida com os direitos humanos e diferentes características de cada país. Nesta perspetiva, a mobilidade de estudantes do ensino superior é fundamental. A internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) tem assumido uma importância estratégica crescente, quer pela concorrência existente, quer pela necessidade de ajustar as competências dos estudantes a um contexto cada vez mais dinâmico e global. Os objetivos desta comunicação são i) conhecer os fatores determinantes das escolhas dos estudantes e ii) avaliar os níveis de satisfação com a opção tomada. Para tal proceder-se-á a uma ampla revisão da literatura que permita identificar os fatores da escolha de uma IES bem como avaliar a satisfação dos estudantes no contexto da mobilidade internacional. ///// UNESCO defends internationalization as a solidary way of integrating countries in a global context. A stronger relation and confidence between countries is considered a fundamental factor for the improvement of global understanding and for the construction of a society more tolerant, integrative and committed to human rights and differences between cultures. In this perspective, the mobility of higher education students is fundamental. The internationalization of Higher Education Institutions (HEIs) has assumed an increasing strategic importance, both by the existing competition and by the need to adjust students' skills to an increasingly dynamic and global context. The objectives of this communication are: a) identify the determinants of students' choices and ii) evaluate their levels of satisfaction with the choice made. For this, a broad literature review will be carried out to find the factors for choosing an HEI as well as to assess students' satisfaction in the context of international mobility.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21572
Type: lecture
Appears in Collections:PAO - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
GES - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
ECN - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CHAIA - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CEFAGE - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CICS.NOVA - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Lucas et al_FORGES_2017.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois