Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21555

Title: Actores, colecções e objectos: coleccionismo arqueológico e redes de circulação do conhecimento - Portugal, 1850-1930
Authors: Pereira, Elisabete de Jesus dos Santos
Advisors: Lopes, Maria Margaret
Nunes, Maria de Fátima
Keywords: Ciência
Arqueologia
Colecções
Objectos
Actores
Redes
Science
Archeology
Collections
Objects
Actors
Networks
Issue Date: 12-Sep-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os museus de arqueologia são habitualmente associados à obra de coleccionadores ou cientistas que criaram museus locais, regionais ou nacionais, cedendo o acesso público às suas colecções particulares e sabendo que conquistariam a respeitabilidade e eternização do seu nome. Mas as colecções e os museus que criaram não se teriam desenvolvido sem a cooperação de um conjunto de proprietários, informadores e dezenas de coleccionadores privados – indivíduos interessados em arqueologia que acompanhavam os desenvolvimentos científicos da sua época, coleccionavam e identificavam objectos e estruturas arqueológicas, colaboravam com instituições e coleccionadores, dando informações, fornecendo apoio logístico à realização dos trabalhos de campo, oferecendo ou vendendo os seus objectos ou as suas próprias colecções arqueológicas a instituições ou a museus. Recorrendo a fontes manuscritas, a publicações da época e reconstituindo o percurso dos objectos museológicos pudemos documentar a multiplicidade de actores envolvidos nos processos de criação, movimentação, dispersão, comercialização ou desaparecimento de colecções. Com esta metodologia salientamos o caracter colectivo da construção das ciências, neste caso da arqueologia em Portugal, a heterogeneidade da rede de actores e sítios que canalizam objectos para os museus, o incremento de circuitos comerciais de nível local, regional, nacional e internacional, bem como o cruzamento de dinheiros particulares e públicos na preservação do património e construção da história. Ao valorizar a multiplicidade de actores envolvidos nos processos constituição de colecções arqueológicas e de produção do conhecimento esta tese identifica os processos de formação e desenvolvimento da cultura científica e contribui para a ampliação das narrativas historiográficas sobre os museus e as suas colecções históricas; ABSTRACT: Archaeology museums are usually associated with the work of collectors or scientists who created local, regional or national museums providing public access to their private collections, sure in the knowledge that they had thereby achieved the goal of respectability and ensured their names would not be forgotten. But these collections and museums would not have been built without the cooperation of site owners, archaeological information providers and dozens of private collectors: people interested in archaeology who kept abreast of the scientific developments of their time, collected and identified archaeological objects and constructions, collaborated with institutions and collectors, supplied information, provided logistical support for carrying out field work, and donated or sold objects in their possession or their own archaeological collections to institutions and museums. Using manuscript sources and publications of the era and retracing the trajectory of museum objects, we were able to document the many actors involved in processes of the creation, transfer, dispersal, sale and disappearance of collections. Our methodology highlights the collective nature of the construction of science, in this case archaeology in Portugal, the heterogeneous nature of the network of actors and sites that channelled objects to museums, the development of commercial networks at the local, regional, national and international level, and the role of private and public funding in heritage preservation and the construction of history. By focusing on the array of actors involved in the processes of the creation of archaeological collections and the production of knowledge, this thesis identifies processes of the emergence and development of scientific culture and contributes to the broadening of historiographical narratives as regards museums and their historic collections.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21555
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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