Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21417

Title: Lux Anima. As Iluminuras na Biblioteca de Évora
Authors: Fialho Conde, Antónia
Dias, Cristina
Cid, Isabel
Ferreira, Teresa
Miguel, Catarina
Editors: Ed. Althum
Keywords: Iluminura
Manuscrito Iluminado
Incunábulo
Biblioteca Pública de Évora
Acervo documental
Análise material
Issue Date: Jul-2017
Publisher: Althum
Citation: Conde, Antónia Fialho (Coord.), Dias, Cristina; Ferreira, Teresa; Cid, Isabel; Miguel, Catarina – Lux Anima. As Iluminuras na Biblioteca de Évora. Lisboa, Ed. Althum, julho 2017, 296 p. ISBN: 978-989-683-021-2.
Abstract: A obra Lux Anima. Iluminuras na Biblioteca de Évora pretende dar a conhecer alguns exemplares representativos da coleção de códices iluminados (manuscritos e incunábulos) que fazem parte do acervo na Biblioteca Pública de Évora. Foram selecionados Bíblias, Cânones, Missais, Livros de Capela, Forais, Livros de Horas e incunábulos iluminados, de molde a sublinhar o seu valor documental, patrimonial e histórico, numa abordagem que apostou no trabalho de uma equipa pluridisciplinar, composta por investigadoras de diversas áreas, de que se sublinham a História, a Codicologia e a Química, unida em torno de um denominador comum – o estudo e a preservação da História e do Património. No trabalho fica expresso que o conjunto de manuscritos iluminados existente na Biblioteca Pública de Évora apresenta uma acentuada variedade sob os pontos de vista cronológico e geográfico, testemunho não só dos scriptoria de origem como também do gosto dos colecionadores, de que se destacam o visconde da Esperança, alguns arcebispos de Évora, nomeadamente Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas e D. Frei Joaquim Xavier Botelho de Lima, e ainda alguns bibliotecários, como J.H. da Cunha Rivara, que tornaram possível a presença na coleção de livros de grande qualidade técnica e estética. Sublinhe-se especialmente a presença de códices de finais da Idade Média e de inícios do Renascimento, testemunhando um período em que a pintura definitivamente se afirmava. Temos também que a presença desses códices na coleção não pode ser dissociada de dois factores determinantes de ordem local e regional: por um lado, a implantação das comunidades monásticas a Sul do Tejo e muito particularmente em Évora (com larga profusão a partir do século XV), não apenas enquanto detentoras mas também como potencialmente criadoras e encomendadoras de alguns desses manuscritos – sublinhe-se a extraordinária importância da oficina de pintura de Frei Carlos, no convento do Espinheiro, ou a presença de António de Holanda na cidade, no século XVI; por outro, o caso de Évora como cidade cosmopolita e universitária, assento de Corte no século XVI, e que testemunharia também, sob o domínio dos Filipes (1580-1640), alguma circulação de manuscritos entre Portugal e Espanha, circulação essa da responsabilidade essencialmente de população laica (especialmente nobre). A riqueza e a diversidade iconográficas presentes nas obras selecionadas testemunham ainda o valor da imagem enquanto documento, podendo ser analisada isoladamente ou aproximada com representações que versem temas similares. Embora dominem as imagens alusivas à esfera do sagrado, o interesse da análise prende-se também com a presença de representações do mundo natural, dado ser na existência desses elementos, normalmente localizados nas margens, que fica provada a liberdade de criação do artista, cruzando facilmente o mundo natural e a imaginação, ou ainda a marca de mecenas encomendadores. Animais e plantas acabavam por ser escolhidos em função do seu significado simbólico, a nível bíblico ou das fontes clássicas, sendo que o rigorismo técnico-artístico se refletiria, ao longo dos séculos, no aperfeiçoar de cores e formas, no surgir da sombra e da tridimensionalidade, combinando o real e o imaginário. Toda essa riqueza se clarifica através da análise material (cores predominantes, materiais de suporte, entre outros), possibilitando a abordagem dos factores de deterioração (tanto nos materiais de suporte como nas cores), elemento essencial para uma aposta na sua conservação. Apostou-se num discurso abrangente, para diversos públicos e leitores, cientificamente exato, mas sem demasiada erudição, procurando fazer chegar a um público alargado e a um vasto leque de leitores a mensagem da importância do acervo eborense no que respeita à iluminura.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21417
ISBN: 978-989-683-021-2
Type: book
Appears in Collections:HIS - Publicações - Livros
CIDEHUS - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Lux Anima.pdf3.48 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois