Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21368

Title: Perfil docente e desenvolvimento de competências em Ciências da Terra num curso técnico
Authors: Santos, Gleise
Bonito, Jorge
Carneiro, Celso Dal Ré
Editors: Silva, B. D.
Almeida, L. S.
Barca, A.
Peralbo, M.
Alves, R.
Keywords: Geociências
Ensino técnico
Meio Ambiente
Issue Date: Sep-2017
Publisher: Universidade do Minho
Citation: Santos, G., Bonito, J., & Carneiro, C. D. R. (2017). Perfil docente e desenvolvimento de competências em Ciências da Terra num curso técnico. B. D. Silva, L. S. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, & R. Alves (orgs.), Livro do Programa e Resumos das Comunicações do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (Vol. I, p. 78). Braga: Universidade do Minho.
Abstract: O Curso de Técnico em Meio Ambiente Integrado ao ensino Médio, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, em São Paulo, Brasil, integra-se num eixo tecnológico de Ambiente e Saúde e procura formar profissionais que colaboram na elaboração de laudos, relatórios, estudos e no acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental, podendo atuar, ainda, na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reutilização e reciclagem, entre outras competências. Entre as várias componente curriculares do curso, as Práticas de Ciências da Terra ocupam 480 horas de formação em sala de aula, distribuídas pelas 3 series. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência desta componente curricular no perfil de saída do curso. Realizou-se um estudo de natureza mista, com recurso a entrevistas e questionários a 19 professores professores e inquiridos 286 alunos mediante questionário, em 32 unidades escolares. A análise dos resultados permitiu identificar alguns problemas significativos associados às Práticas de Ciências da Terra: a) falta de abordagem de todos os conteúdos, atribuída ao pouco tempo disponível para esta componente curricular e a limitações de formação dos docentes; b) práticas pedagógicas limitadas, sem recurso generalizado a atividade de campo e de laboratório e a outras técnicas didáticas para o ensino das Ciências da Terra. O quadro revelado neste estudo dá conta da limitada influência das Práticas de Ciências da Terra no perfil de competências dos alunos do Curso de Técnico em Meio Ambiente, obstando, deste modo, a que tenham uma visão integradora dos sistemas da Terra e adquiram as competências necessárias para a realização das atividades o curso prevê para estes profissionais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21368
ISBN: 978-989-8525-52-9
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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