Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21084
|
Title: | Contributos para o desenvolvimento de um modelo de análise contextualizada do desempenho escolar do grupo-turma |
Authors: | Verdasca, José |
Keywords: | Monitorização escolar; autorregulação; turma; análise e projeção contextualizada de resultados |
Issue Date: | May-2016 |
Abstract: | O exercício metodológico desenvolvido tem como referência o universo das turmas do 5º ano de escolaridade de uma determinada subregião do continente (NUT III). Oferece um diagnóstico contextualizado do desempenho escolar e permite redistribuir e reajustar com intencionalidade e sentido de equidade opções de organização escolar, de gestão curricular e pedagógica e de rentabilização interna de recursos educativos face aos compromissos contratualizadas para cada uma das turmas tendo em conta as suas caraterísticas e estrutura composicional. Por outro lado, a disponibilização de informação e da sua gestão como recurso estratégico de governação escolar são fortemente indutoras de modos de regulação colaborativos e do desenvolvimento local de culturas organizacionais escolares abertas e participadas no âmbito do planeamento e articulação curriculares, das práticas letivas, da monitorização e avaliação do ensino e das aprendizagens, da organização e gestão curricular e pedagógica. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21084 |
Type: | other |
Appears in Collections: | PED - Publicações de Carácter Pedagógico
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|