Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21004
|
Title: | Música de câmara: sincronismo e estratégias composicionais |
Authors: | Júnior, Eli da Glória Camargo |
Advisors: | Bochmann, Christopher Sá, Vanda de |
Issue Date: | 6-Feb-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo interdisciplinar tem como tema o Sincronismo em grupos característicos
sem director, focando-se principalmente nos ensembles com instrumentais e repertórios criados
a partir do início do séc. XX. Divide-se em três partes: 1º - Uma revisão dos estudos sobre o
Sincronismo nas áreas da Psicologia, Psicologia da Música, estudos sobre a Performance
Musical, Neuro-investigação e Investigação em Música, feita num relatório abrangente; 2º - O
estudo da gestualidade musical e o desenvolvimento de ritmos e texturas na prática
composicional; 3º - Apresentação de propostas notacionais incidentes sobre o Sincronismo,
bem como a sua aplicação em composições originais. O estudo inclui a apresentação dos
conceitos de Conjuntos Convencionais e Não Convencionais, Ritmo Colectivo e de uma
gestualidade musical que é paralinguística e complementar à notação musical.
São também revisados conceitos gráficos sobre partituras e partes; Chamber Music: Synchronism and Compositional Strategies
Abstract:
This interdisciplinary study is about the Synchronism in chamber groups without the
director's participation, focusing mainly on ensembles with instrumentations and repertoires
created since the beginning of the 20th Century. It’s divided in three parts: 1º - Review on a
comprehensive report about Synchronism in the fields of Psychology, Music Psychology,
studies of Musical Performance, Neuro-investigation and Music investigations; 2º - A study
about musical gestuality and the developments in rhythms and textures on compositional
practises; 3º - Presentation of notational proposals about Synchronism, as well as their
implementation in original compositions. This study presents definitions about Conventional
and Unconventional chamber instrumentations, Collective Rhythm and the idea of musical
gesture as a Paralinguistic complementation for musical notation. It also includes a review on
the graphic concepts about full scores and parts. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21004 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|