Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20881

Title: Conflitos Ambientais e Estratégias Empresariais nas Indústrias Mineiras e Metalúrgicas, Séculos 18-20. Simpósio Internacional
Authors: Guimarães, Paulo Eduardo
Pérez Cebada, Juan Diego
Keywords: História Ambiental
História Empresarial
Conflitos Ambientais
Issue Date: 21-May-2015
Citation: Guimarães, Paulo Eduardo; Pérez Cebada, Juan (2015) - Conflitos Ambientais e Estratégias Empresariais nas Indústrias Mineiras e Metalúrgicas, Séculos 18-20. Simpósio Internacional. - Universidade de Évora, Centro de Investigação em Ciência Política.
Abstract: Nos finais do século 19, no contexto da concorrência entre as empresas capitalistas e da dinâmica gerada pelo avanço tecnológico, a criação de mercados globais para os minerais e metais promoveram operações de extração e de tratamento industrial de grande escala e intensivos, que tiveram um grande impacto não só sobre a qualidade da água das nascentes, dos rios e dos mares, como também no ar e no solo. Novas paisagens industriais foram criados neste processo sob o entusiasmo promovido pelas ideologias do progresso, do nacionalismo e militarismo. Enquanto os conflitos ambientais são hoje uma das formas dominantes de contenção social, esses conflitos permaneceram quase silenciados no passado. Esta reunião científica aborda o papel deste tipo de conflitos na formulação de estratégias nas Indústrias Mineiras e Metalúrgicas (IMM), no conhecimento emergente da gestão ambiental e de governança que se incorporou nos quadros jurídicos e institucionais europeus. Deste ponto de vista, outras questões também devem ser abordadas, tais como: • Como as IMM responderam a questões ambientais emergentes levantadas por instituições e pela sociedade civil? • Como o risco e outros conceitos ambientais relacionados foram considerados nas estratégias empresariais e, principalmente, quais foram as iniciativas científicas e tecnológicas adotadas? • Como os conflitos ambientais variaram ao longo do tempo e das culturas (organização, componentes, influência social, etc.)? A organização acolheu contribuições sob a forma de estudos de caso, análises comparativa ou extensivas, utilizando quadros teóricos e metodologias concorrentes. A análise de longo prazo, de índole histórica e contextual, será privilegiada para a compreensão de como os conflitos sociais ambientais europeias evoluíram e interagiram com as organizações. As contribuições foram especialmente interessantes, pois esta é a reunião preparatória para o lançamento duma proposta Ação COST (Programa Horizonte 2020), dando continuidade a este grupo de estudos.
URI: http://www.conflitosambientais.uevora.pt/
http://hdl.handle.net/10174/20881
Type: conferenceObject
Appears in Collections:CICP - Organização de Seminários e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro_Resumos.pdf782.47 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois