Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20880

Title: Monitorização e (auto)regulação escolar: exercício metodológico para a comparação e projeção de resultados escolares em turmas de estrutura composicional semelhante
Authors: Verdasca, José L. C.
Keywords: monitorização, autorregulação, análise e projeção contextualizada de resultados, pls
Issue Date: 2015
Abstract: Os processos de monitorização com vista à melhoria escolar requerem momentos de discussão aberta e de partilha do conhecimento produzido contextualmente e da sua disseminação sobre as práticas de gestão curricular, de organização e diferenciação pedagógica, de trabalho colaborativo e cooperativo interpares, de gestão de grupos e organização do tempo, de aprofundamentos didáticos e metodológicos, de avaliação para a aprendizagem e como aprendizagem. Tem vindo a generalizar-se, desde há alguns anos a esta parte, a assunção e contratualização de compromissos por parte das escolas com a comunidade e com administração educativa, quase sempre traduzidos e operacionalizados em objetivos e metas quantificadas nas vertentes académica e sociocomportamental, e com estes a introdução progressiva e a diferentes ritmos nas escolas de processos, internos e externos, de monitorização e de (auto)regulação escolar. As primeiras respostas institucionalmente estimulantes e patrocinadoras nos últimos anos no quadro de políticas públicas de educação e de organização escolar – em boa parte inspiradas e apoiadas no trabalho de algumas escolas que já desenvolviam projetos de prevenção e combate ao insucesso e abandono escolares e que tinham ousado romper com conceções rígidas de organização escolar fazendo uso inteligente das suas margens de autonomia na adoção de tecnologias organizacionais escolares com implicações diretas e imediatas nas condições organizativas escolares de ensino e aprendizagem (Verdasca, 2013) – talvez as possamos encontrar, pelo menos de uma forma mais claramente explicitada e formalmente assumida, no movimento das Escolas Mais Sucesso (Despacho n.º 100/2010, de 5 de janeiro; Rodrigues, 2010). Em boa parte, e em consequência deste movimento e do reconhecimento público das práticas organizativas escolares do Programa Mais Sucesso Escolar (Barata et al, 2012; Pereira e Reis, 2014; IGEC, 2015) e de outras redes de escolas envolvidas em programas educativos com objetivos similares (rede de escolas TEIP, rede de escolas ESCXEl, rede de escolas EPIS, …), as escolas foram, com maior ou menor persistência e intensidade, desenvolvendo e apropriando culturas e práticas de monitorização e de (auto)regulação/avaliação cujos sinais podemos identificar através da pluralidade de práticas e instrumentos em função das aprendizagens, da sistematicidade da avaliação formativa e do seu retorno e regulação dos processos de ensino e aprendizagem, do envolvimento dos diferentes intervenientes no processo educativo e avaliativo e da qualidade da informação transmitida aos encarregados de educação; mas também, na preocupação de aferição dos critérios e dos instrumentos de avaliação através da análise da validade e da fiabilidade dos instrumentos de avaliação e da elaboração conjunta de provas de avaliação e sua correção, da avaliação da eficácia das medidas adotadas nos planos de melhoria dos grupos de alunos e das turmas, da discussão da eficácia das medidas de apoio educativo e consequentes tomadas de decisão ao nível da redistribuição dos recursos educativos com vista a uma maior rendibilização dos recursos docentes, paradocentes ou outros.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20880
Type: other
Appears in Collections:CIEP - Publicações de Carácter Pedagógico

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Comparação de resultados em turmas de contexto análogo (MODELO) (Guardado automaticamente).pdf596.96 kBAdobe PDFView/Open
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