Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20572
|
Title: | Boletim de Cultura da Câmara Municipal de Évora, A Cidade de Évora |
Authors: | Sá, Vanda de |
Keywords: | Haydn em Lisboa Música instrumental Final do Antigo Regime |
Issue Date: | Aug-2016 |
Publisher: | Câmara Municipal de Évora |
Citation: | Sá, Vanda de, "Rede de influências da corte no salão cosmopolita em finais do século XVIII: reportórios e legitimação de modelos importados – o caso Haydn em Lisboa", Boletim de Cultura da Câmara Municipal de Évora, A Cidade de Évora, III série, Nº.1, 2016 |
Abstract: | Franz Joseph Haydn (1732-1809) confirma-se como o compositor modelar para uma avaliação dos circuitos cosmopolitas da música instrumental ao mais alto nível da aristocracia, complementando alianças e compromissos selados pela partilha de um gosto musical. Entre outros estudos, refiram-se as conclusões recentes de Stephen C. Fischer sobre a circulação das Sinfonias de Haydn em Espanha. Neste trabalho o musicólogo demonstra que a corte, a Casa de Alba e a Casa de Osuna y Benavente estavam entre as Livrarias da aristocracia europeia que recebiam novas obras de Haydn por via directa do compositor em finais do século XVIII.
Em Portugal também a reputação da música de Franz Joseph Haydn se situou ao mais alto nível no período compreendido entre as décadas de 1780 e de 1820, tanto na sinfonia, como música de câmara, sobretudo para tecla. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20572 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|