Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20549
|
Title: | TORNAR-SE EDUCADORA/PROFESSORA – PALAVRAS QUE CONTAM COMO FOI! |
Authors: | Leal da Costa, Conceição Nunes, Sandra |
Keywords: | Profissionalização Pesquisa biográfica Isomorfismo pedagógico Participação |
Issue Date: | Dec-2016 |
Publisher: | Revista Educação e Contemporaneidade |
Citation: | Leal da Costa, C. & Nunes, S. (2016). Tornar-se Educadora/Professora - Palavras que contam como foi. Educação e Contemporaneidade, 25 (47), pp. 119-136. |
Abstract: | RESUMO
Neste texto partilhamos, particularmente, vivências e dinâmicas investigativas
ocorridas durante a profissionalização no Curso de Mestrado em Educação
Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O conceito de avaliação
(FERNANDES, 2008) entrelaçou teoria e prática na intervenção pedagógica. A
pesquisa biográfica (DELORY MOMBERGER, 2012; JOSSO, 2002), que inclui
o conceito de mediação biográfica (PASSEGGI, 2008), orientou os processos de
investigação, também guiados pelo conceito de isomorfismo pedagógico (NIZA,
2009). Priorizando a investigação-formação e a participação, a narrativa global e
retrospectiva mostrou que o papel dos participantes não foi fixo no desenvolvimento
daquele projeto e que alguns contornos se alteraram no espaço/tempo de fazer.
Observando, escutando, recordando, atuando e escrevendo, aprendemos de nós
e das crianças, da e na profissão. A participação afastou posturas tradicionais do
investigador e as narrativas tomaram parte numa construção de saberes em que
todos tivemos voz |
URI: | http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2996 http://hdl.handle.net/10174/20549 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|