Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20464
|
Title: | Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora |
Authors: | Fernandes, Manuel |
Keywords: | tutorization praticas clinicas enfermeria |
Issue Date: | 21-Jan-2016 |
Publisher: | I INTERNATIONAL WORKSHOP OF CLINICAL NURSING MENTHORSHIPING: SEMINARIO DE MEJORA DE COMPETENCIAS PARA LA MEJORA DE LA EVALUACIÓN PRÁCTICO CLÍNICA EN ENFERMERÍA organizado pela COMISIÓN DE PRÁCTICAS CLÍNICAS GRADO EN ENFERMERÍA; FACULTAD DE MEDICINA |
Abstract: | A "Mentoria", relação pessoal de desenvolvimento, em que uma das pessoas - a mais experiente - promove a evolução e desenvolvimento da pessoa menos experiente.
O objectivo principal é motivar e inspirar o "mentorado", aumentar o seu potencial e também transmitir algum saber-fazer.
O termo Mentoring tem a sua origem na mitologia grega, mais concretamente na obra "Odisseia" de Homero. Quando o personagem Ulisses vai em viagem, pede a um sábio grego chamado Mentor que se ocupe da educação do seu filho. para simbolizar a pessoa estimada e culta que guia e aconselha uma pessoa jovem e menos experiente.
O princípio do Mentoring existiu de forma bastante presente nas corporações de artes e profissões nos tempos medievais. Os artesãos frequentemente aceitavam jovens aprendizes que viviam e trabalhavam na sua oficina (muitas vezes na própria casa sem o risco de perder "segredos do negócio" para a concorrência. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20464 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CICTS - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|