Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20344
|
Title: | Concepções e abordagens – duas dimensões do aprender no Ensino Superior |
Authors: | Chaleta, Elisa Grácio, Luisa |
Keywords: | Concepções Abordagens Ensino Superior |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | EDITORIAL NEOPATRIA |
Citation: | Chaleta, E. & Grácio, L. (2016). Concepções e abordagens – duas dimensões do aprender no Ensino Superior, 223-250. In M. Sobrinho, Ennafaa, R. & E. Chaleta. La educación superior, el estudiantado y la cultura universitaria. Valencia: EDITORIAL NEOPATRIA |
Abstract: | A existência de relação entre as formas de conceptualizar a aprendizagem em geral (concepções de aprendizagem) e as formas de experienciar a aprendizagem em tarefas específicas (abordagens à aprendizagem) tem sido estabelecida pela literatura no domínio dos modelos SAL (Students Approaches to Learning). Neste estudo realizado com 920 estudantes do ensino superior procurou-se identificar as concepções e as abordagens à aprendizagem recorrendo ao COLI ( Conceptions of Learning Inventory) e ao ASI-r (Approaches to Study Inventory-revisto) adaptados para a população estudantil portuguesa. Os resultados indicaram correlações positivas entre as concepções e as abordagens à aprendizagem e, também, que os estudantes, de um modo geral, apresentam concepções mais profundas de aprendizagem adoptando, em simultâneo, abordagens profundas, superficiais e estratégicas. Encontram-se diferenças significativas ao nível da área científica, dos cursos, do ano de frequência e do género. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20344 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|