Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/20344

Title: Concepções e abordagens – duas dimensões do aprender no Ensino Superior
Authors: Chaleta, Elisa
Grácio, Luisa
Keywords: Concepções
Abordagens
Ensino Superior
Issue Date: 2016
Publisher: EDITORIAL NEOPATRIA
Citation: Chaleta, E. & Grácio, L. (2016). Concepções e abordagens – duas dimensões do aprender no Ensino Superior, 223-250. In M. Sobrinho, Ennafaa, R. & E. Chaleta. La educación superior, el estudiantado y la cultura universitaria. Valencia: EDITORIAL NEOPATRIA
Abstract: A existência de relação entre as formas de conceptualizar a aprendizagem em geral (concepções de aprendizagem) e as formas de experienciar a aprendizagem em tarefas específicas (abordagens à aprendizagem) tem sido estabelecida pela literatura no domínio dos modelos SAL (Students Approaches to Learning). Neste estudo realizado com 920 estudantes do ensino superior procurou-se identificar as concepções e as abordagens à aprendizagem recorrendo ao COLI ( Conceptions of Learning Inventory) e ao ASI-r (Approaches to Study Inventory-revisto) adaptados para a população estudantil portuguesa. Os resultados indicaram correlações positivas entre as concepções e as abordagens à aprendizagem e, também, que os estudantes, de um modo geral, apresentam concepções mais profundas de aprendizagem adoptando, em simultâneo, abordagens profundas, superficiais e estratégicas. Encontram-se diferenças significativas ao nível da área científica, dos cursos, do ano de frequência e do género.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20344
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Portada_la ensenanza superior.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois