|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/20317
|
Title: | Autoavaliação institucional: um instrumento ao serviço da qualidade da educação |
Authors: | Gomes, Sónia Fialho, Isabel |
Keywords: | Avaliação Externa das Escolas práticas de autoavaliação qualidade da educação |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Revista Educação. Temas e Problemas |
Citation: | Gomes, S. & Fialho, I. (2013). Autoavaliação institucional: um instrumento ao serviço da qualidade da educação. Revista Educação. Temas e Problemas - A escola em análise: olhares sociopolíticos e organizacionais, 6 (12-13), 157-174. |
Abstract: | Na conjuntura atual, a (auto)avaliação das escolas é entendida como um instrumento de referência
na gestão da qualidade da educação, com um papel insubstituível no esforço da melhoria
pretendida para o sistema educativo.
Embora a autoavaliação não faça, ainda, parte da cultura das organizações educativas em Portugal,
ganhou novos contornos a partir da implementação do Programa de Avaliação Externa
das Escolas. Com o intuito de identiÞ car essa renovada dinâmica, perspetivamos traçar um
retrato atual das práticas autoavaliativas das organizações escolares e, para tal, inquirimos,
por questionário, 45 diretores de unidades de gestão1 públicas da região do Alentejo, expondo,
neste artigo, as reß exões potenciadas pelas informações e resultados alcançados.
Impulsionada por fatores internos e/ou externos, a maioria das escolas em análise vive ainda
numa fase de experimentação, desenvolvendo práticas formais de autoavaliação muito rudimentares,
pouco participadas (limitadas quase exclusivamente aos professores e/ou à equipa
responsável pela sua realização) e muito burocráticas, frequentemente reduzidas à recolha de
dados. Adotam-se, sobretudo, modelos de avaliação pré-existentes, preconizados para a melhoria
da qualidade e a produção de conhecimento, que têm conduzido apenas ao aperfeiçoamento
do funcionamento das organizações. Neste contexto, urge a compreensão da avaliação
e a sua tradução em práticas, para que esta possa tornar-se num verdadeiro instrumento ao
serviço da qualidade da educação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/20317 |
ISSN: | 1646-2831 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|