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Title: Aspetos da comunicação não-verbal usados pelo psicomotricista para o sucesso da sua intervenção terapêutica – um estudo de caso
Other Titles: Aspects of non-verbal communication used by psychomotor therapist for the success of their therapeutic intervention – A case study
Authors: Mira, António Ricardo
Fernandes, Jorge
Editors: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Keywords: Comunicação não-verbal
psicomotricidade
intervenção psicomotora
paralisia cerebral
Non-verbal communication
psychomotricity
psychomotor intervention
cerebral palsy
Issue Date: 2015
Publisher: Revista 'Educação: Temas e Problemas'
Citation: Mira, A. R., & Fernandes, J. (2015). Aspetos da comunicação não-verbal usados pelo psicomotricista para o sucesso da sua intervenção terapêutica – um estudo de caso. Educação: Temas & Problemas, 15, 104-121.
Abstract: Resumo: A psicomotricidade tem como objeto de estudo o corpo e as suas relações com o exterior. Inserido num determinado contexto ambiental, o corpo é um dos veículos centrais na transmissão de mensagens. O conhecimento do psicomotricista, acerca da utilização e identificação dos aspetos não-verbais, é determinante para melhorar a qualidade da intervenção, especialmente quando estamos perante a psicomotricidade com enfâse na qualidade da relação. Neste trabalho temos como objetivo conhecer a ocorrência não-verbal, toque e sua tipologia, a partir de Watson (1975), operada nos braços de uma criança, com paralisia cerebral (hemiparesia direita), pelo psicomotricista durante a sua intervenção. Esta análise consiste num estudo de caso realizado através da visualização sistemática e sistematizada de um vídeo durante uma sessão, na qual o psicomotricista interage com a criança com fins terapêuticos. A recolha de dados foi feita por vídeo-gravação e transcritos, verbalmente, para o papel e analisados e categorizados, posteriormente. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que o psicomotricista utilizou todos os aspetos não-verbais relacionados com o toque nos braços. A maioria destes toques foi do tipo Instrumental/Afetivo. Emergiram dados os quais se revelaram pertinentes como contributos para a melhoria da qualidade da intervenção, quando conhecidos e utilizados, adaptadamente, pelo psicomotricista.Abstract: The object of psychomotricity is the study of the body and its relationships with the outside world. Within a certain environmental context, the body is one of the central vehicles in the transmission of messages. The psychomotricity therapist's knowledge about the use and identification of non-verbal aspects is the key to improve the efficiency of the intervention, especially when we face psychomotricity with emphasis on the quality of the relationship . The aim of this work is to reckon the non-verbal happening of touch and its typology, according to Watson(1975), operated by the psychomotricist on the arms of a child with cerebral palsy,(right hemiparesis) during his/her intervention. This analysis consists of a case study based on the systematic and systematized viewing of a video made during one session, in which the therapist interacts with the child for therapeutic purposes. The collection of data was made through vídeo recording and verbally set down transcrptions for later analysis and categorization. The results obtained let us conclude that the psychomotricity therapist used all the non-verbal aspects related to arm touching . Most of these touches were of the instrumental/affective kind. Data have emerged that were considered relevant as contributing to improve the quality of the intervention if they are known and aproppriately used by the psychomotricity therapist.
URI: http://hdl.handle.net/10174/20291
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

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