|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/19729
|
Title: | A estrutura organizacional das bibliotecas universitárias em Portugal |
Authors: | Vargues, Maria Margarida Pedroso Correia |
Advisors: | Basílio, Andreia Teixeira Marques Dionísio Calixto, José António |
Keywords: | Bibliotecas universitárias Gestão de bibliotecas Estruturas organizacionais Mudanças organizacionais University libraries Management of libraries Organizational structures Organizational change |
Issue Date: | 8-Nov-2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo definir linhas orientadoras para as estruturas
organizacionais em bibliotecas universitárias portuguesas e baseia-se numa
investigação que fez uso de métodos diversificados, tanto quantitativos (em
extensão), como qualitativos (em profundidade), e cotejou os dados assim obtidos
com as práticas mais inovadoras em bibliotecas de diversos países do mundo.
Foi feito o enquadramento teórico, para temas relacionados com os da investigação,
como as teorias da gestão, as estruturas organizacionais, a liderança, a motivação,
a comunicação e o processo de mudança nas organizações. Considerando o meio
onde se integram estas bibliotecas, identificaram-se os principais aspetos da política
educativa no ensino superior europeu e português. A revisão da literatura permitiu
recolher informação sobre algumas tendências mais recentes nas bibliotecas
universitárias, em geral e em Portugal. Foram identificadas as tipologias de
estruturas organizacionais, as transformações que as mesmas têm sofrido noutros
países e que soluções foram encontradas.
A partir dos dados recolhidos com o questionário, caracterizaram-se estas
bibliotecas portuguesas e os resultados indicam que há uma grande diversidade e
que, em grande parte as suas estruturas organizacionais foram alteradas. Com o
estudo de caso, detalharam-se aspetos dessas alterações.
Concluiu-se que, com as alterações no ensino superior, as bibliotecas podem ter um
papel mais ativo no processo de ensino-aprendizagem. As alterações em estruturas
organizacionais de bibliotecas universitárias portuguesas ocorreram, na sua grande
parte, por razões legais e houve participação das chefias das bibliotecas e dos
técnicos superiores especializados em ciências da informação. As novas estruturas
organizacionais procuram adaptar-se às transformações externas e internas,
optando por estruturas mais flexíveis que incentivam a participação de todos os
funcionários na inovação e tomadas de decisão. Como linhas orientadoras, foram
indicados um conjunto de princípios por não ser possível um modelo ideal a aplicar
em todas as bibliotecas. Cada caso encontrará uma solução que deverá ser
continuamente analisada e adaptada à realidade; Organizational structure of university libraries in Portugal
Abstract:
The purpose of this study is to define guidelines for the organizational structures of
Portuguese university libraries and it is based on a research that used as quantitative
(in range) as qualitative (in depth) methods and compared the findings with the most
innovative practices in libraries all over the world.
An approach was made to the theoretical areas of management, organizational
structures, leadership, motivation, communication and the process of change in
organizations. Considering that these libraries act in higher education institutions it
was referred the education policy for higher education, in Europe and in Portugal.
The literature review allowed collecting information about the more recent tendencies
of the university libraries in general and in Portugal. The organizational structures
models were identified as their changes and solutions.
From the data from the questionnaire the Portuguese university libraries were
described and the results show there is a great variety among them and most of
them have transformed their organizational structures. The case study allowed
obtaining more information about the process of change in the three selected
libraries.
It was concluded that, with the changes of higher education, the libraries can play a
more active role in the teaching and learning process. The changes of the
organizational structures in the Portuguese university libraries occurred mostly for
legal reasons and the top of the libraries hierarchy and librarians participated. With
the new organizational structures libraries have made all the efforts to adapt to the
external and internal transformations with more flexible structures encouraging all
staff to participate with ideas and to take part in the decision process. For the
guidelines it was pointed out a set of principles to follow as it is not possible to have
an ideal model to apply to all the libraries. Each library must find a solution that will
be continually analyzed and adapted. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/19729 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|