Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/19534

Title: Inventário Nacional de Mortalidade de Azinheira na Fotografia Aérea Digital de 2004/2006
Authors: Almeida Ribeiro, Nuno
Surový, Peter
Dinis, Cati
Camilo Alves, Constança
Saraiva Dias, Susana
Keywords: Inventário Florestal Nacional
Azinheira
Índice de Mortalidade
Detecção Remota
Issue Date: Jul-2016
Publisher: Sílabas e Desafios
Citation: Almeida Ribeiro, N., Surovy, P., Dinis C., Camilo Alves, C., Dias, S.S., 2016. Inventário Nacional de Mortalidade de Azinheira na Fotografia Aérea Digital de 2004/2006. Editora Sílabas e Desafios, ISBN: 978-989-8842-06-0. 95pp.
Abstract: O presente estudo completa o 1.º inventário de árvores mortas e de grau de coberto na fotografia aérea digital de 2004-2006 para o sobreiro (Ribeiro e Surový, 2008) e azinheira para a área abrangida pela NUTS III: Alentejo Central; Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral, Algarve, Médio Tejo, Lezíria do Tejo, Beira Baixa e Área Metropolitana de Lisboa. Os resultados deste estudo sincrónico são de particular utilidade para o conhecimento não só da distribuição como da intensidade dos eventos de declínio e, se repetido para outro conjunto de fotografias aéreas de anos posteriores, poderá fornecer informações relevantes e precisas não só da dinâmica do declínio, como do grau de coberto, permitindo uma definição de políticas florestais com um grau de eficiência espacial muito elevado. As metodologias e as aplicações informáticas desenvolvidas, se sistematizadas, podem servir para construir um sistema de monitorização em tempo real de grande utilidade para a avaliação e planeamento dos recursos florestais como da eficiência das políticas florestais. Finalmente, é importante referir que este estudo não teria sido possível de realizar sem a iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas que através da visão estratégica do Eng.º Francisco Lopes e do Eng.º Fernando Coucelo identificaram as competências instaladas na Universidade de Évora e iniciaram os procedimentos de financiamento do inventário da mortalidade para o sobreiro e mais tarde para a azinheira.
URI: http://hdl.handle.net/10174/19534
ISBN: 978-989-8842-06-0
Type: book
Appears in Collections:MED - Publicações - Livros
FIT - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Inventário Mortalidade da Azinheira (2004-2006) - Universidade de Évora-ICNF - versão digital.pdf24.85 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois