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http://hdl.handle.net/10174/19513
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Title: | Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura fundamentado na literatura |
Authors: | Azevedo, Fernando Balça, Ângela |
Keywords: | Leitor literário Formação de leitores Educação literária |
Issue Date: | 2016 |
Abstract: | Ler é muito mais do que descodificar sinais e atribuir-lhes significado. Ler supõe ser-se detentor de uma capacidade de interpretar criticamente a informação recebida, interrelacionando-a com a informação de que se já é possuidor e utilizando-a para construir conhecimento em contextos inova-dores (Raphael, Pardo & Highfield, 2002; Vogt & McLaughlin, 2005).
Os textos, como sublinhou Eco (1993), jamais se apresentam como meca¬nismos que explicitam a totalidade da informação de que são possuidores. Repletos de espaços em branco e de interstícios a preencher, eles afiguram¬-se a mecanismos económicos ou a máquinas de gerar interpretações, que requerem, da parte dos seus leitores, uma cooperação interpretativa ativa e interveniente. É ao leitor que competirá, com base no seu conhecimento do mundo e na sua competência enciclopédica, completar tudo aquilo que os textos não dizem, mas prometem, sugerem, entredizem, indiciam.
Ora, os textos literários, pela sua natureza polissémica e pela profunda articulação entre os códigos do conteúdo e os códigos da forma, encontram¬-se repletos de espaços em branco, apelando deliberada e intencionalmente à cooperação interpretativa dos seus leitores.
Ao longo deste capítulo, vamos refletir acerca das características de um leitor competente e crítico, explicitando estratégias didáticas para o promover em contexto de sala de aula. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/19513 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
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