Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/19479

Title: Drácula, o 'mal de arquivo' e a suspeita dos média. Ou uma leitura de Kittler, Derrida e Groys
Authors: Ferreira, José Alberto
Editors: Cruz, Maria Teresa
Babo, Maria Augusta
Pinto, José Gomes
Keywords: Arquivo
Média
Artes Performativas
Suspeição
Kittler
Derrida
Groys
Medianoia
Issue Date: 2016
Publisher: UnYLeYa
Citation: Ferrreira, José Alberto, «Drácula, o m'al de arquivo' e a suspeita dos média. Ou uma leitura de Kittler, Derrida e Groys», Tecnologias Culturais e Artes dos Média. Lisboa, UnYLeYa e CECL (ISBN: 9789899850361)
Abstract: O texto procura equacionar as relações entre as «redes discursivas de 1900» (Kittler), a sua natureza tecnológica e a medialidade do arquivo. Atento ao tríptico gramofone, filme, máquina de escrever com que se supera o monopólio Gutenberg de registo e transmissão de dados, encontro na análise de Drácula feita por Kittler sinais da emergência do arquivo (que Kittler justamente associa a Freud, Nietzsche e a dispositivos tecnológicos de armazenamento), num processo que nos situa entre a eternidade dos não-mortos e a promessa de eternidade dos meios de registo e reprodução tecnológicos. São também os espectros que interpelam os vivos na fantasmagoria dos média que Derrida propõe, com consequências fundas para uma leitura do arquivo e da sua condição pulsional. Boris Groys tem, em vários textos, provocatoriamente afrontado ideias feitas sobre o mercado da arte e o mercado das ideias. Situando o seu pensamento no exercício de uma metanoia, que ele baliza como uma heterotopia (heteronoia) e eu aqui procuro formular como medianoia, parto da sua concepção de ‘arquivos culturais’ e da fenomenologia dos média, que de forma crítica submete à condição de permanente suspeição, pois é tão importante interrogar o modo de funcionar do arquivo como interrogar o meio que o suporta.
URI: http://hdl.handle.net/10174/19479
Type: article
Appears in Collections:ARC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
JAF-2016-Dracula-arquivo-suspeicao-Kittler-Derrida-Groys-Unyleya.pdf301.41 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois