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http://hdl.handle.net/10174/19383
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Title: | Capacitação do doente oncológico com doença avançada/cuidador para a gestão da dor em domicílio |
Authors: | Correia, Isabel Lopes, M.J. |
Keywords: | dor oncológica intervenção de enfermagem programa educativo capacitação |
Issue Date: | 14-Sep-2016 |
Publisher: | Referência - Revista de Enfermagem Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
Citation: | Correia, Isabel Maria; Lopes, Manuel (2016). Correia, Capacitação do doente oncológico com doença avançada/cuidador para a gestão da dor em domicílio.in: Referência- Revista de Enfermagem: Atas do V Congresso de Investigação em Enfermagem-Ibero Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa comunicações Livres, Coimbra de 6 a 8 de Junho de 2016. Suplemento ao Nº9 Série IV Referência - Revista científica da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde-Enfermagem - Escola superior de Enfermagem de Coimbra. 9. ISSN:2182.2883. |
Abstract: | Introdução: A dor oncológica é assustadora, tanto para o doente como para o cuidador, quer pela intensidade como por
vezes surge, quer pela associação a outros sintomas e alterações nas atividades de vida, causando sofrimento e isolamento
social. Capacitar o doente e o cuidador para a gestão da dor, passa por ensinar a identificar, a monitorizar, a relacionar a dor
com outros sintomas e com as atividades de vida. Assim como, ensinar a gerir de forma adequada a terapêutica prescrita.
Objetivos: Avaliar a aplicação de um programa educativo na capacitação do doente oncológico/cuidador com doença avançada,
na gestão da dor em domicílio; Identificar intervenções de Enfermagem no decurso da aplicação do programa; Identificar
dificuldades na capacitação do doente/cuidador; Avaliar a capacidade do doente antes e após a aplicação do programa educativo.
Metodologia: Este estudo foi realizado no âmbito do projeto de doutoramento. Trata-se de um estudo longitudinal quase
experimental, em que foi avaliado o conhecimento relativo à dor antes e depois da aplicação do programa e foi feita uma
análise transversal dos registos elaborados pelos participantes, após os vários momentos de contacto/ensino. Participaram
no estudo 52 doentes oncológicos com doença avançada, que frequentavam um hospital de dia, em consulta e tratamento
sintomático ou curativo de 2ª ou 3ª linha.
Resultados: A aplicação do programa educativo exigiu contactos (momentos de ensino) com os participantes, verificandose
que 75% dos participantes iniciaram o programa no 1º contacto e 25% iniciaram no 2º contacto. O número de contactos
por participante variou entre os 2 e os 6, tendo-se efetuado 3 contactos a 52% dos participantes, 4 a 25% e 2 a 21%. Um
participante teve 5 momentos de contacto e outro, 6 momentos. Quanto à capacidade para realização completa dos registos,
verificou-se que no final, 50% dos participantes realizaram registos completos de forma independente, destes, 8% adotaram
o comportamento correto na tomada da medicação, 6% não modificaram o comportamento e nos restantes esta mudança
não se revelou significativa. Trinta e três por cento dos participantes não conseguem realizar os registos sem ajuda, devido ao
agravamento dos sintomas, ou baixo nível de literacia, mas identificam e avaliam a dor e outros sintomas. Quinze por cento
realizam os registos de forma incompleta e 1 participante apenas descreve a experiência de dor.
Conclusões: O desenvolvimento de um programa educativo para capacitação exige uma avaliação do número de momentos
de interação necessários para que o processo ocorra. Existem condicionalismos à efetivação dos momentos de contacto, tais
como, o estado clínico do doente, a literacia e o desenvolvimento do processo de saúde doença. A aplicação do programa
em 3 momentos de ensino foi o mais frequente nesta população. Após a aplicação do programa, a maioria dos doentes/
cuidadores apresentam capacidade para identificar, avaliar e monitorizar a dor e outros sintomas, assim como as alterações
nas atividades de vida. Verificou-se uma melhoria na gestão da terapêutica antiálgica.
Palavras-chave: dor oncológica; programa educativo; intervenção de enfermagem; capacitação
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URI: | http://www.esenfc.pt/event/congresso5uicisa https://www.esenfc.pt/pt/page/100004028 http://hdl.handle.net/10174/19383 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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