|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/19185
|
Title: | A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural. |
Authors: | Bonito, Jorge Boné, Maria |
Editors: | Instituto Politécnico de Viseu |
Keywords: | álcool jovens família grupo de pertença escola |
Issue Date: | Sep-2016 |
Publisher: | Instituto Politécnico de Viseu |
Citation: | Bonito, J., & Boné, J. (2016). A abstinência e o consumo de álcool entre escolares: a influência das esferas pessoal, familiar e sociocultural. Millenium. Journal of Education, Technologies, and Health, 2(1), 107-120. |
Abstract: | Introdução: Entre os jovens, o uso regular ou abusivo do álcool parece aliar-se a fatores individuais, em ambiente social. O consumo de bebidas alcoólicas, nas faixas etárias mais jovens, segundo o World Development Report, vai além dos 60%. Objetivos: Este estudo pretendeu conhecer as influências pessoais, dos familiares, do grupo de pertença e do meio escolar, sobre os hábitos de abstinência e de consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens. Métodos: Investigação de carácter qualitativo, com recurso a entrevistas compreensivas semiestruturadas, desenvolvido numa escola do distrito de Évora, Portugal. A amostra é constituída por 10 alunos do 8º ano de escolaridade, cinco não consumidores e cinco consumidores. Principais resultados: A experimentação acontece entre os 12-14 anos de idade em consequência da curiosidade, motivação explícita ou tácita, para “dar estilo”, do ambiente, da diversão e da observação de comportamentos. Entre os efeitos da ingestão indicados como motivadores ao consumo destaca-se o atingir estados de alegria e boa disposição. Os familiares tendem a incentivar a ingestão moderada em ocasiões festivas. Os elementos do grupo de pertença tendem a motivar, de forma explícita, à ingestão, entre os alunos consumidores. Conclusão: A ingestão de bebidas alcoólicas entre os jovens sofre as influências pessoal, familiar e do grupo de pertença. As iniciativas desenvolvidas na escola tendem a não surtir efeito. |
URI: | http://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/10062/7325 http://hdl.handle.net/10174/19185 |
ISSN: | 1647-662X |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|