Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/19073

Title: Actas da II International Conference «Learning and Teaching in Higher Education/ Learning Orchestration in Higher Education»
Authors: Chaleta, Elisa
Nico, Bravo
Vidigal, Jacinto
et al
Editors: Chaleta, Elisa
Saraiva, Margarida
Vieira, Isabel
Vieira, Carlos
Santos, Maria da Graça
Nico, Bravo
Fialho, Isabel
Cid, Marília
Candeias, Adelinda
Vidigal, Jacinto
Rosário, Pedro
Ramalho, Glória
Simão, Ana Margarida
Keywords: Aprendizagem
Ensino Superior
Issue Date: 2013
Abstract: É ponto assente que o desenvolvimento social e económico de um país depende do conhecimento e do nível educativo dos seus cidadãos. Num momento de crise económica profunda em que a sustentabilidade do ensino superior se encontra ameaçada e a sua organização com rumo incerto, importa, mais do que nunca, criar um espaço de reflexão em que a ciência se pronuncie, aproximando e colocando em evidência os contributos que em vários domínios se vão produzindo. Nesta conferência, que se pretende em continuidade com a realizada em 2010, elegemos como tema central a qualidade do ensino e da aprendizagem e, tendo em conta a realidade em que nos inscrevemos, alargamos a discussão aos contextos e aos modelos de organização que os podem consubstanciar. Pode parecer um paradoxo centrar esta conferência na componente mais pedagógica do ensino superior quando toda a pressão de avaliação interna e externa das instituições e dos docentes incide particularmente sobre a produção científica. Mas talvez não. Assumimos que a reflexão de cariz pedagógico continua a não ser uma prática corrente no meio universitário português que, durante gerações, se habituou a um ensino universitário tradicional destinado apenas a uma pequena elite e se alheou dos desafios da massificação de que foi alvo. A ideia de que pedagogia apenas diz respeito à relação do professor com crianças ou jovens até ao ensino secundário permaneceu latente, tornando estéril qualquer discussão que, na perspectiva de alguns, seria desnecessária e até contraproducente no ensino superior. Um novo paradigma terá de ser assumido por um ensino universitário que busca o ideal da excelência, colocando no centro do debate o equilíbrio entre as dimensões pedagógica e investigativa e uma redobrada atenção à sociedade e às mudanças se, verdadeiramente, o que pretendemos é ganhar o desafio da qualidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/19073
ISBN: 978-989-96656-4-4
Type: book
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
BN.L.18.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois