Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/1899

Title: Prevalência da Diabetes Mellitus numa população aleatória da área urbana de Évora: caracterização de marcadores bioquímicos
Authors: Pinto, Sara
Barroca, M. Gabriel
Calisto, Fernando
Nabais, João
Martins, M. Rosário
Keywords: Diabetes mellitus
Anomalia da Glicemia em Jejum
Epidemiologia
Issue Date: Mar-2008
Abstract: No presente trabalho procedeu-se à avaliação dos parâmetros bioquímicos de uma população aleatória dos utentes de um Laboratório de Análises Clínicas certificado, localizado em Évora (Portugal). Este trabalho teve como objectivos principais efectuar uma estimativa da prevalência da diabetes mellitus e da anomalia da glicemia em jejum (AGJ) bem como caracterizar marcadores bioquímicos importantes para o diagnóstico ou monitorização da diabetes. Foi seleccionada uma amostra de 7440 adultos (idade ≥ 20 anos), que, durante um ano efectuaram a determinação da glicemia em jejum e a determinação de alguns parâmetros bioquímicos, designadamente HbA1c, microalbuminúria, creatinina, colesterol total, triglicéridos, colesterol-HDL e colesterol-LDL. Foram utilizados os critérios de diagnóstico estabelecidos pela ADA (American Diabetes Association) em 2007 para agrupar os pacientes em três categorias: diabéticos, pacientes com anomalia da glicemia em jejum (AGJ) e saudáveis. A prevalência estimada foi de 10,2% para a diabetes e de 16,8% para a AGJ. Os resultados mostraram que quer a diabetes mellitus quer a anomalia da glicemia em jejum foram predominantes nos pacientes do sexo masculino (p<0,05), observando-se um aumento progressivo com a idade, entre os 30 e 59 anos (p<0,05) em pacientes com AGJ e entre os 30 e 69 anos em diabéticos (p<0,05). Os indivíduos com diabetes e os indivíduos com AGJ apresentaram níveis de HbA1c, creatinina, colesterol total, triglicéridos e colesterol-LDL superiores e níveis de colesterol-HDL (p<0,001) inferiores à população saudável. O marcador microalbuminúria não revelou diferenças entre as três categorias. De salientar também o deficiente controlo metabólico da população com diabetes estudada, onde só 29% indivíduos do sexo masculino e 22% do sexo feminino possuíram valores de HbA1c inferiores a 7%.
URI: http://hdl.handle.net/10174/1899
ISSN: 1646-3994
Type: article
Appears in Collections:QUI - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
CQE - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
MED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Artigo_Port_RPD_v180308.pdfPrevalência da Diabetes Mellitus numa população aleatória da área urbana de Évora172.13 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois