|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18746
|
Title: | O serviço de referência nas bibliotecas públicas em Portugal: modelo de desenvolvimento |
Authors: | Mota, Ana sofia de Sousa Machado |
Advisors: | Nunes, Manuela Barreto |
Keywords: | Bibliotecas públicas Serviço de referência Serviço de referência virtual Directrizes internacionais Rede Nacional de Bibliotecas Públicas - Portugal Public libraries Reference service Virtual reference service International guidelines National public library network - Portugal |
Issue Date: | 17-Jun-2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O Serviço de Referência (SR), incorporando na sua organização, funcionamento e
comunicação com o utilizador um conjunto de potencialidades proporcionadas pela
tecnologia, assume um papel fundamental na luta contra a desigualdade e o analfabetismo
digital, no fomento da literacia da informação e na criação de conhecimento.
A percepção do valor e das fragilidades do SR nas bibliotecas públicas em Portugal levanta
a questão sobre como contribuir para o seu desenvolvimento. A presente investigação,
visando a construção de alicerces numa perspectiva de evolução, parte da análise de
documentos orientadores internacionais da RUSA/ALA (Reference and User Services
Association / American Library Association) e da IFLA (International Federation of
Library Association) e da observação de características estruturais da Rede Nacional de
Biblioteca Públicas (RNBP), para a concepção de soluções de desenvolvimento do SR a
aplicar a esta realidade concreta.
Seguindo um paradigma compreensivo indutivo, com uma orientação baseada na
Grounded Theory, esta pesquisa privilegia o contexto da descoberta e a construção de uma
teoria. No plano empírico cumpre uma complementaridade de técnicas qualitativas e
quantitativas, com recurso a uma triangulação metodológica. O campo de análise abrange a
totalidade das bibliotecas públicas portuguesas integradas na RNBP em Portugal. Visando
aspectos funcionais e materiais, são analisados dados preexistentes e aplicadas técnicas de
observação directa e inquérito por questionário. Visando aspectos sociais, são efectuadas
seis entrevistas semi-estruturadas.
Os resultados apontam para uma situação de estagnação das bibliotecas da RNBP e para
um funcionamento não estruturado e informal do SR, na maioria dos casos em que se
verifica a sua disponibilização. Fundamentada a necessidade de evolução, e do
investimento que nele possa ser feito, é construído um modelo, seguindo uma estratégia
por níveis, flexíveis e adaptáveis às necessidades e aos recursos de cada biblioteca, que
visa o desenvolvimento incremental e congruente daquele serviço; Abstract:
The Reference Service in public libraries in Portugal. Development model from
international guidelines.
Incorporating in its organization, procedures and communication with the users a set of
tools brought by technology, Reference Service (RS) plays a key role in the struggle
against inequality and digital illiteracy, promoting information literacy and creating
knowledge.
The perception of the value of RS and the weaknesses in public libraries in Portugal raise
the question on how to contribute to its development. In order to build RS foundations on
an evolutionary perspective, this research analyzes RUSA / ALA (Reference and User
Services Association / American Library Association) and IFLA (International Federation
of Library Association) international guidelines and the structural characteristics of the
Portuguese National Public Library Network (RNBP), with the objective of creating a
solution for the development of that service to be applied to this reality.
Following an inductive comprehensive paradigm, with an orientation based on Grounded
Theory, this research focuses on the context of discovery and the construction of a theory.
Empirically it fulfils complementary qualitative and quantitative techniques, using a
methodological triangulation. The field of analysis covers Portuguese public libraries
integrating the RNBP. Aiming at functional and material aspects, direct observation
techniques and a survey by questionnaire are applied. Targeting social aspects, six semistructured
interviews are carried out.
The results point to a situation of stagnation in the RNBP as well as the unstructured and
informal performance of the SR, which justifies the need for evolution and investment. A
model is constructed, following a strategy based on levels, flexible and adaptable to the
needs and resources of each library, with the perspective of an incremental and consistent
development of this service. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18746 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|