|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/18613
|
Title: | Contributos para a análise do ensino médio brasileiro: finalidades curriculares e rendimento escolar - o caso de uma escola pública de Fortaleza |
Authors: | Matos, Euzene Mendonça Barbosa |
Advisors: | Favinha, Marília Evangelina Sota |
Keywords: | Ensino Médio Brasileiro Finalidades Curriculares Rendimento Escolar dos Alunos Estrutura Curricular Brazilian High School Curriculum Goals Academic Performance of Students Curriculum Structure |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo, configurou uma investigação de perfil misto, procurando
congregar contributos qualitativos e quantitativos, tem como principal objetivo à análise
do Ensino Médio brasileiro tentando verificar se as metas que este nível de ensino
preconiza estão atendendo às expectativas educacionais de um público diversificado de
alunos numa escola pública de Fortaleza.
Para tal, realizamos a análise de entrevistas semiestruturadas a doze
professores, e aplicamos questionários a 60 professores. Procedemos, também, à análise
documental do Projeto Político Pedagógico da escola, das Diretrizes Curriculares e
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, do Mapa Curricular da escola,
bem como, o Relatório de notas dos alunos e a classificação dos mesmos no Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM) referentes ao ano de 2012.
O estudo evidencia a importância das estratégias de ensino, nomeadamente, a
meritocracia no contexto escolar, a avaliação interna e externa nas dimensões: ensino
aprendizagem e resultados do rendimento escolar, formação e prática docente, o
trabalho da equipe escolar, a estrutura da escola, e ainda, a gestão e autonomia nas
escolas, mas principalmente, as ideias dos participantes do estudo sobre a importância
de trabalhar com uma estrutura de ensino vocacionado composto por áreas e disciplinas
que atenda as intenções profissionais e acadêmicas do aluno; ABSTRACT: This study, set up a mixed profile research, looking gather qualitative and
quantitative contributions, aims to analyze the Brazilian high school trying to
understand if the goals that this level of education advocates are meeting the educational
expectations of a diverse audience of students in public school in Fortaleza.
To this end, we conducted semi-structured interviews to twelve teachers, e apply
questionnaires to 60 teachers. Proceeded, too, the documentary analysis of the school
Pedagogical Policy Project, the National Curriculum Guidelines and Curriculum
Guidelines for Secondary Education, Curriculum Map of the school and the students'
notes Report and the classification thereof in the Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM) the brazilian national examination to High School graduates for the year 2012.
The study highlights the importance of teaching strategies in particular
meritocracy in the school context, internal and external evaluation dimensions: teaching
and learning results in school performance, training and teaching practice, the work of
the school team, the school structure, and also the management and autonomy in
schools, but mainly the ideas of the study participants about on the importance of
working with a vocationed teaching structure consists of areas and disciplines that will
meet future professional and academic intentions of the student. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18613 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|