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http://hdl.handle.net/10174/18583
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Title: | The twentieth century jazz piano trio: the rise of an iconic jazz paradigm |
Authors: | Muscarella, Susan |
Advisors: | Lopes, Eduardo |
Issue Date: | 25-May-2016 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Considerando a gravação de 1947 The Bud Powell Trio como a gravação referência de
trio de piano de jazz moderno, esta tese centra-se no surgimento e evolução do trio de
jazz moderno cujo líder é pianista. Começando por apresentar, uma resenha dos estilos e
técnicas para piano de da época pre-Powell, esta tese investiga a génese dos trios de piano
jazz e examina três dos mais influeciais pianostas de jazz e lideres dos mais legendários
trios de piano jazz modernos: Bud Powell, Bill Evans e Keith Jarrett. Esta tese também
abordará o paradoxo inerente a um sistema democrático - a expressão própria do
individuo, em justaposição com a responsabilidade para com o todo – e a sua inequivoca
analogia com o gestalt do trio de piano de jazz moderno. Desde a primeira gravação de
um trio de jazz com pianista como líder em 1935, o trio de jazz moderno, evoluiu
tornando-se um exemplo de democracia – um contexto de igualdade em que as funções
rítmicas, harmónicas, e melódicas estão igualmente distribuídas entre os três
instrumentistas, que são ao mesmo tempo solistas e acompanhadores. Esta tese sublinha a
eficácia do trio de jazz moderno – o seu início, e porque subsiste – baseado na sua força e
beleza estética; ABSTRACT:
THE TWENTIETH CENTURY JAZZ PIANO TRIO –
The Rise of an Iconic Jazz Paradigm
by Susan Muscarella
Designating Bud Powell’s 1947 recording, The Bud Powell Trio, as the modern jazz
piano trio benchmark, here, this thesis traces the emergence and evolution of the pianistled,
piano-bass-drums-comprised modern jazz piano trio. Beginning with a general
overview of pre-Powell jazz piano styles and techniques, this thesis investigates the
earliest, most salient pre-Powell jazz piano trios, and examines three seminal modern jazz
pianists and leaders of legendary modern jazz piano trios, Bud Powell, Bill Evans and
Keith Jarrett.
This thesis also brings to the fore the paradox inherent in a democratic system –
individual self-expression juxtaposed with responsibility to the whole – and its
unequivocal analogy to the modern jazz piano trio gestalt. From the earliest recording of
a primarily piano-dominated piano-bass-drums-comprised jazz piano trio in 1935, the
modern jazz piano trio has evolved to become a paragon of democracy – an egalitarian
playing field in which rhythmic, harmonic and melodic roles are evenly distributed
among all three instrumentalists who have come to serve as both soloists and
accompanists. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18583 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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