Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18480

Title: Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia
Authors: Martins, Luísa
Bonito, Jorge
Carneiro, Celso
Marques, Luis
Editors: Santos, Ramos
Keywords: Amazônia
Desenvolvimento sustentável
Educação em Geociências
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Científica Olhares Amazônicos
Citation: Martins, L., Bonito, J., Carneiro, C., & Marques, L. (2016). Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia. Revista Científica Olhares Amazônicos, 4(1), 700-719.
Abstract: As sociedades enfrentam problemas cuja complexidade aumenta na razão direta do crescimento da população e dos impactos causados por uma demanda exponencial de recursos, energia, água e espaço físico na Terra. Embora seja desejável que cada cidadão contemporâneo participe ativamente na resolução dos problemas e na tomada de decisões coletivas, muitos se sentem incapazes de, ao menos, entender a magnitude das questões e correspondentes implicações em um mundo definitivamente imerso na ciência e na tecnologia. Assim, a concepção de tempo – especialmente a de tempo geológico – é crucial para fazer emergir a educação em ciência como instrumento capaz de permitir que todos, jovens e adultos, compreendam o mundo onde vivem. As taxas de derrubada de florestas tropicais na grande bacia hidrográfica amazônica aceleraram-se desde a metade do século XX, com alguns intervalos de redução. Os elementos revelam ser inadiável fortalecer e reintroduzir as Ciências da Terra na Educação, especialmente no Brasil. O conhecimento pode contribuir efetivamente para formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de tomar decisões equilibradas e ponderadas sobre atividades humanas que envolvam ocupação e uso do ambiente, materiais naturais e fontes de energia. Neste artigo procuramos refletir sobre a importância do conhecimento geocientífico para formar cidadãos capazes de contribuir nos dias de hoje para plena adoção do conceito de desenvolvimento sustentável. Os dois elementos são fundamentais para que seja possível formular novas interseções e introduzir inovações no contexto da região Amazónica.
URI: http://ufrr.br/roa/index.php/21-volume-4-numero-1
http://hdl.handle.net/10174/18480
ISSN: 2318-1095
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

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