Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18353

Title: A música de câmara com piano produzida em Portugal: a diversidade de influências na geração nascida entre 1960/1970 e o seu reflexo na interpretação
Authors: Bernardo, Ana Cristina Gomes Antunes
Advisors: Lopes, Eduardo
Martins, José Eduardo
Keywords: Piano
Música de Câmara
Música contemporânea portuguesa
Práticas interpretativas
Análise
Piano
Chamber music
Portuguese contemporary music
Performance practice
Analysis
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta dissertação aborda uma temática relacionada com as práticas interpretativas com enfoque nos compositores portugueses pertencentes a uma geração nascida entre 1960/70 cuja característica comum reside na diversidade estilística. A geração abrangida no presente estudo postula o ecletismo técnico e estético adotado pelas ideias pós-modernistas, ecletismo este que foi analisado sob o ponto de vista do intérprete. A centralização temática deste trabalho reside ainda na música de câmara com piano e na orientação criativa dos compositores que mantêm uma ligação ao passado da música erudita ocidental, integrada nas opções da contemporaneidade musical. A análise realizada, portadora de um intuito performativo, focaliza-se na abordagem pianística e na integração do pianista no grupo camerístico, e foram selecionadas para este efeito obras de Eurico Carrapatoso, Carlos Marecos e João Madureira. Esta análise tem como objetivo a ligação entre a teorização e a sua aplicação prática, esperando-se um enriquecimento da interpretação nos recitais integrantes deste projeto. Tendo sido detetada uma forte influência do pensamento metafórico na génese das obras analisadas, foi estudado o impacto deste pensamento metafórico na interpretação. Foi também aprofundada a contextualização de cada uma das obras e a construção do seu significado interpretativo; Abstract: This dissertation tackles issues of performance practice, focusing on music genre diversity in Portuguese composers born between 1960 and 1970. This generation’s postmodern technical and artistic eclecticism is therefore addressed from a performer point of view. The crux of the present text comprises chamber music with piano of contemporary composers with a background in western art music. The resulting analytical examples consider mainly the perspective of the pianist within the ensemble. One piece from each of the following three composers is thoroughly addressed: Eurico Carrapatoso, Carlos Marecos, and João Madureira. The goal of the ensuing analysis was to establish a link between theory and practice for an agreeable performance. Considering metaphors as constant in the creative process, it was also addressed its use as a tool for performers. Some issues on context and meaning of each composition are also tackled.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18353
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Recital2_b.wmv17.2 MBMicrosoft VisioView/Open
Recital I_ESM.wmv102.07 MBMicrosoft VisioView/Open
Recital 2.wmv39.35 MBMicrosoft VisioView/Open
Tese com correção AB.pdf4.63 MBAdobe PDFView/Open
Tese Ana Bernardo - lombada.pdf111.87 kBAdobe PDFView/Open
Tese Ana Bernardo - anexos.pdf6.58 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois