Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/1828
|
Title: | INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB |
Authors: | Goncalves, Marta |
Keywords: | cerebro analfabeto BORB reconhecimento visual |
Issue Date: | Feb-2003 |
Publisher: | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |
Abstract: | Procurou-se identificar a etapa do reconhecimento visual de desenhos a contornos em que o processo falha, levando os analfabetos a mostrarem mais dificuldade na nomeação visual de material pictórico que os letrados. Foi aplicada a BORB (Riddoch & Humphreys, 1993) a 20 sujeitos analfabetos e 20 letrados, controlados na idade e sexo, sem história de lesão cerebral nem motivo de suspeita de demência no MMSE e BLAD. São caracterizados os desempenhos e calculados os subtestes que melhor discriminam o grupo analfabeto do letrado (tarefas de julgamento de realidade e de nomeação), bem como os subgrupos de escolaridade. São discutidos o tipo de falhas encontradas e suas semelhanças com quadros de agnosia, avançadas hipóteses explicativas para o que mede o subteste de julgamento de realidade, descrita a presença de variáveis linguísticas na prova, lançadas pistas para estudos futuros e feitos reparos à amostra e população em estudo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/1828 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | PSI - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|