Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/1828

Title: INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE NO DESEMPENHO DA BORB
Authors: Goncalves, Marta
Keywords: cerebro analfabeto
BORB
reconhecimento visual
Issue Date: Feb-2003
Publisher: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Abstract: Procurou-se identificar a etapa do reconhecimento visual de desenhos a contornos em que o processo falha, levando os analfabetos a mostrarem mais dificuldade na nomeação visual de material pictórico que os letrados. Foi aplicada a BORB (Riddoch & Humphreys, 1993) a 20 sujeitos analfabetos e 20 letrados, controlados na idade e sexo, sem história de lesão cerebral nem motivo de suspeita de demência no MMSE e BLAD. São caracterizados os desempenhos e calculados os subtestes que melhor discriminam o grupo analfabeto do letrado (tarefas de julgamento de realidade e de nomeação), bem como os subgrupos de escolaridade. São discutidos o tipo de falhas encontradas e suas semelhanças com quadros de agnosia, avançadas hipóteses explicativas para o que mede o subteste de julgamento de realidade, descrita a presença de variáveis linguísticas na prova, lançadas pistas para estudos futuros e feitos reparos à amostra e população em estudo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/1828
Type: masterThesis
Appears in Collections:PSI - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE DE MESTRADO Marta de Assuncao Goncalves.pdfTese Mestrado de Marta de Assuncao Goncalves580 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois