Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/1826
|
Title: | Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular |
Authors: | Lemos, Gina C. Almeida, Leandro S. |
Keywords: | Raciocínio Desempenho cognitivo Diferenças de grupo |
Issue Date: | 2006 |
Abstract: | Resumo: A Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) é formada por três versões segundo o ano de escolaridade, do 5º ao 12º ano. Assim, a versão BPR5/6 reporta-se a alunos do 5º e 6º anos de escolaridade (2º Ciclo), a versão BPR7/9 aos alunos entre o 7º e 9º ano de escolaridade (3º Ciclo), e a versão BPR10/12 aos alunos entre o 10º e 12º ano de escolaridade (Ensino Secundário). Todas as provas da bateria avaliam a capacidade de inferir e aplicar relações (raciocínio), recorrendo a tarefas de conteúdo diferenciado (figurativo-abstracto, numérico, verbal, mecânico e espacial). Através de uma estratificação da população discente a nível nacional por regiões do país, comunidades urbanas e rurais, ano escolar, género e opção curricular (esta variável apenas no Ensino Secundário), procedeu-se à selecção aleatória de escolas e turmas, avaliando sensivelmente 5.5% da população estudantil nessas circunstâncias. Neste artigo apresentam-se alguns dados referentes às diferenças de desempenho cognitivo encontradas nas provas e globalidade da bateria, considerando os alunos em função do ano de escolaridade, género e, nos anos correspondentes ao Ensino Secundário, opção escolar/agrupamento de estudos (Ciências e Humanidades). |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/1826 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|