Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/1811

Title: INTELIGÊNCIA, ESCOLARIZAÇÃO E IDADE: NORMAS POR IDADE OU SÉRIE ESCOLAR?
Authors: Almeida, Leandro S.
Lemos, Gina C.
Guisande, M. Adelina
Primi, Ricardo
Keywords: Inteligência
Teoria Gf-Gc
Normas
Escolarização
Idade
Issue Date: 2008
Abstract: Resumo: Ainda que haja controvérsias com a definição e a medida da inteligência (número e estrutura da organização), as investigações apontam que o desenvolvimento cognitivo está associado com a idade e a escolaridade, embora não se saiba exatamente qual a influência única de cada uma dessas variáveis. Da resposta a esta pergunta decorre uma implicação prática no tipo de normas que os testes de inteligência apresentam na infância e na adolescência. Neste estudo analisaramse os dados de uma amostra representativa de alunos portugueses (7a e a 9ª série) na Bateria de Provas de Raciocínio sugerindo-se que a série escolar tem um maior impacto no desempenho, ao mesmo tempo que o impacto da idade não é linear Assim, parece mais adequado tomar a série escolar que a idade dos alunos na fase da adolescência na elaboração de normas de grupo em testes de inteligência.
URI: http://hdl.handle.net/10174/1811
Type: article
Appears in Collections:PSI - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

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