Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/1811
|
Title: | INTELIGÊNCIA, ESCOLARIZAÇÃO E IDADE: NORMAS POR IDADE OU SÉRIE ESCOLAR? |
Authors: | Almeida, Leandro S. Lemos, Gina C. Guisande, M. Adelina Primi, Ricardo |
Keywords: | Inteligência Teoria Gf-Gc Normas Escolarização Idade |
Issue Date: | 2008 |
Abstract: | Resumo: Ainda que haja controvérsias com a definição e a medida da inteligência (número e estrutura da organização), as
investigações apontam que o desenvolvimento cognitivo está associado com a idade e a escolaridade, embora não se saiba
exatamente qual a influência única de cada uma dessas variáveis. Da resposta a esta pergunta decorre uma implicação
prática no tipo de normas que os testes de inteligência apresentam na infância e na adolescência. Neste estudo analisaramse
os dados de uma amostra representativa de alunos portugueses (7a e a 9ª série) na Bateria de Provas de Raciocínio
sugerindo-se que a série escolar tem um maior impacto no desempenho, ao mesmo tempo que o impacto da idade não é
linear Assim, parece mais adequado tomar a série escolar que a idade dos alunos na fase da adolescência na elaboração de
normas de grupo em testes de inteligência. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/1811 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|