Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/1810
|
Title: | INTELIGÊNCIA E RENDIMENTO ESCOLAR: ANÁLISE DA SUA RELAÇÃO AO LONGO DA ESCOLARIDADE |
Authors: | Lemos, Gina C. Almeida, Leandro S. Guisande, M. Adelina Primi, Ricardo |
Keywords: | Inteligência Desempenho cognitivo Rendimento académico Sucesso escolar |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade do Minho |
Abstract: | Resumo: Este estudo analisa a relação entre os resultados em provas cognitivas e o
rendimento académico. Considera-se uma amostra representativa dos alunos
portugueses entre o 5º e o 12º ano de escolaridade (n=4899). A avaliação
cognitiva considerou os resultados na Bateria de Provas de Raciocínio: versão
BPR5/6, versão BPR7/9 e versão BPR10/12. Todas as provas avaliam a
capacidade de inferir e aplicar relações, recorrendo a tarefas de conteúdo
diferenciado (figurativo-abstracto, numérico, verbal, mecânico e espacial). Os
coeficientes de correlação sugerem uma maior associação entre as habilidades
cognitivas e o rendimento escolar nas disciplinas cujo conteúdo curricular mais
se aproxima dos itens das provas. Por outro lado, observa-se uma diminuição
progressiva nos coeficientes de correlação à medida que se avança na
escolaridade, apontando para uma menor importância das variáveis cognitivas
na predição do rendimento académico nos anos escolares mais avançados.
Estes resultados sugerem uma maior atenção, com o avançar na escolaridade,
a variáveis não estritamente cognitivas e a variáveis próprias dos contextos de
ensino-aprendizagem na explicação do rendimento escolar. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/1810 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|