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http://hdl.handle.net/10174/18041
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Title: | Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto |
Authors: | Cavas, Isabel Leal da Costa, Conceição |
Editors: | J. Machado, C. Palmeirão, I. Cabral, I. Baptista, J. Azevedo, J. Matias Alves & M. C. Roldão |
Keywords: | Professores; Colaboração e aprendizagem; Comunidades na escola; Desenvolvimento organizacional |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade Católica - Porto |
Citation: | • Cavas, I. & Leal da Costa, C. (2015, Julho). Olhares sobre a Organização e o Funcionamento de um Departamento Curricular de 1º Ciclo – Desafios e Propostas para Aprender a Melhorar em Conjunto. In: J. Machado, C. Palmeirão, I. Cabral, I. Baptista, J. Azevedo, J. Matias Alves & M. C. Roldão (Orgs.) Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Actas do I Seminário Internacional, (pp. 273-283). Universidade Católica: Porto. |
Abstract: | O estudo que se apresenta foi realizado no âmbito da dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Gestão Educacional. Teve como curiosidade inicial, conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado, centrando-se as atenções nas estruturas organizacionais e nas dinâmicas relacionais entre docentes para consecução do Projecto Educativo daquela escola.
Adoptando uma metodologia qualitativa, conjugou-se a análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo nove participantes.
Das reflexões finais, que a triangulação metodológica e a análise de conteúdo nos permitiram realizar, destacamos a importância do Projecto Educativo enquanto elemento estruturante e orientador da acção dos professores e da Escola como um todo organizacional. Manifestando todos os participantes um bom conhecimento da visão, missão e objectivos nele plasmados, percebemos que dele resulta uma partilha de responsabilidades, valores e interesses comuns. Compreendemos que as funções de cada elemento estão bem definidas e assumidas em grupo, identificando-se ainda o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo-se a Directora do 1º Ciclo como fundamental na promoção das interacções entre pares e de práticas colaborativas entre eles e com as famílias.
Compreendemos que existe um caminho a percorrer no sentido da promoção da cooperação entre os docentes, pelo que fomentar e investir em dinâmicas formativas que os envolvam a todos em contextos do seu trabalho nos pareceram relevantes, para um emergente desenvolvimento do sistema organizacional. Apontamos necessidades de parcerias e comunidades onde os encontros, os trabalhos conjuntos, a partilha de experiências e as interacções sejam os alicerces para a construção de ambientes e de projectos formativos desejados em espaços e tempos onde todos aprendam e com eles a organização se desenvolva. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18041 |
ISBN: | 978-989-99486-0-0 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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