Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18037

Title: Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes.
Authors: Couveiro, Cristel
Folque, Assunção
Leal da Costa, Conceição
Editors: Lourdes Mata, Margarida Alves-Martins
Vera Monteiro, José Morgado & José Maria Castro Silva
Keywords: Prática Pedagógica, Aprendizagens de Qualidade, Investigação-ação.
Issue Date: Jun-2015
Publisher: ISPA
Citation: • Couveiro, C., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2015, Junho). Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes. In Lourdes Mata, Margarida Alves-Martins, Vera Monteiro, José Morgado & José Maria Castro Silva (Eds.). Atas XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (pp. 389-403). Lisboa: ISPA.
Abstract: RESUMO Nesta Comunicação destaca-se a forma como a dimensão investigativa se revela fundamental para o desenvolvimento profissional e consequentemente, para promover aprendizagens de qualidade. Estruturada em três partes, partilha-se uma reflexão cujo enfoque é colocado na construção da profissionalidade do perfil de educador/professor tendo como princípios base os que se enunciam nos Perfis Específicos e Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1ºCEB. Perseguem-se entendimentos onde o mesmo possa assumir-se enquanto profissional consciente, em constante aprendizagem e consequente desenvolvimento, evolução esta capaz de contribuir para o seu papel fundamental numa educação escolar de qualidade. Emergente da análise do meu próprio processo de aprendizagem, em contínuo, lanço, em primeiro lugar, um olhar crítico e fundamentado sobre as minhas práticas pedagógicas, destacando a dimensão relativa ao desenvolvimento profissional ao longo da vida. No enquadramento teórico recorremos ao pensamento de Bruner (1996) sobre os modelos de ensino e a sua relação com as conceções acerca das mentes das crianças, cruzando-o com uma perspetiva socio-construtivista da aprendizagem e o modelo pedagógico das Comunidades de Aprendizagem (Rogoff, Matusov & White, 1996). Segue-se o enfoque na dimensão investigativa, tendo em conta os seus objetivos, objetos, instrumentos e processos, mostrando como a escrita me vai permitindo aprender a aprender e a ensinar, refletindo e fazendo uma autorregulação sistemática das práticas, tomando consciência das aprendizagens realizadas, das dificuldades sentidas e projetando ações futuras.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18037
ISBN: 978-989-8384-34-8
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Couveiro, Folque & Leal da Costa (2015).pdf7.47 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois