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http://hdl.handle.net/10174/18028
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Title: | Escrever para (re)significar e aprender – Orquestração de uma investigação com histórias de vida. |
Authors: | Leal da Costa, Conceição Biscaia, Constança |
Keywords: | Narrativas (auto)biográficas; Escrita narrativa; Reflexão biográfica; Aprendizagem e desenvolvimento profissional. |
Issue Date: | Nov-2016 |
Publisher: | ECLLL |
Citation: | • Leal da Costa, C. & Biscaia, C. (2015, Dezembro). Escrever para (re)significar e aprender – Orquestração de uma investigação com histórias de vida. Comunicação oral apresentada na Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida. Universidade de Évora, Évora, 2 e 3 de Dezembro - Portugal. |
Abstract: | Resumo
Este texto decorre de uma investigação realizada no âmbito de uma tese de doutoramento. Na senda de compreender processos de desenvolvimento profissional, deu-se voz a quatro professores, perseguindo paradigmas em que importam os constantes encontros entre os sujeitos, os objectivos projectados e os meios para os alcançar. A abordagem com narrativas (auto)biográficas, com vista a identificarmos e compreendermos processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional daqueles profissionais, foi-se evidenciando como um processo reflexivo, onde narrativas, reflexividade e histórias de vida se encontraram. Construímos saberes e intersubjectividades com aqueles professores, através de uma escrita reflexiva, num trabalho interpretativo de sucessiva construção de sentidos. Consubstanciou-se na ideia de reflexão biográfica e deu lugar a uma experiência formativa e a aprendizagens transformadoras. A elaboração de narrativas de vida que mobilizou subjectividades e construção de saberes através da escrita, desafiando uma hermenêutica que se foi produzindo em permanente colaboração, manifestou-se constitutiva de um conhecimento processual da relação entre aprendizagem e do desenvolvimento dos sujeitos, incluindo da investigadora. O estudo foi tempo e espaço de investigação e produções, onde a investigadora foi percebendo como o vivido, quando passado à escrita, se tornou transformador de si e dos participantes, revelando-se, afinal, um projecto de formação conjunta no qual a meta-análise teve um importante papel. As histórias escritas dos docentes, a fase de análise e interpretação, assim como os feedbacks que os professores produziram, não silenciaram emergentes experiências formadoras. Desvelaram sim, algumas relações entre a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento profissional, percebendo-se que os contextos vivenciais não permitiram, nunca, construir as mudanças de si e dos outros, por vias solitárias e sem abandonos. Cruzar palavras escritas foi, para todos nós, um ir ao encontro de si, numa “viagem” de descoberta e compreensão. Revelou-se enfim, uma possibilidade real e autêntica de realizarmos um pensamento partilhado e uma interpretação criativa e criadora de existencialidades, por via do que a escrita mediou e permitiu. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/18028 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
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