|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17985
|
Title: | School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. |
Authors: | Leal da Costa, Conceição Cavas, Isabel |
Editors: | Asociación Española de Psicología Conductual, Granada |
Keywords: | Aprendizagem e Desenvolvimento de Professores; Colaboração; Cultura e Comunidades na Escola; Desenvolvimento Organizacional. |
Issue Date: | Jul-2016 |
Publisher: | Asociación Española de Psicología |
Citation: | • Leal da Costa, C. & Cavas, I. (2015, Junho). School culture, organization and contacts between actors – challenges for teacher learning and development. In T. Ramiro-Sánchez & M. T. Ramiro-Sánchez (Coords.). 3rd International Congress of Educational Sciences and Development. San Sebatián (pp.706-707). Granada: Asociación Española de Psicología |
Abstract: | Neste texto, representativo de uma investigação em Ciências da Educação (Administração e Gestão Educacional), quisemos conhecer e compreender a organização e o funcionamento do Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado. Com vista a acções futuras, centramo-nos na cultura da escola, nas lideranças e nas dinâmicas relacionais entre os docentes.
A metodologia qualitativa conjugou análise documental, focus group e entrevistas semiestruturadas, envolvendo um total de nove participantes.
Da triangulação dos dados e da interpretação, destacamos o Projecto Educativo enquanto elemento estruturante, orientador da acção dos professores do 1º Ciclo mas também da organização como um todo. Todos os docentes revelaram uma efectiva compreensão da missão da escola e dos objectivos nele plasmados resultando assim uma partilha de responsabilidades, valores e interesses comuns. Compreendemos que os colaboradores conheciam bem as respectivas funções, estavam definidas e eram assumidas pelo grupo. Identificámos o importante papel da gestão intermédia, reconhecendo-se na Directora do 1º Ciclo o elemento fundamental na promoção de interacções entre pares e das promissoras de práticas colaborativas extensíveis à comunidade.
Existe um caminho a percorrer para promover a cooperação, urgindo fomentar e investir em dinâmicas formativas em contexto de trabalho que envolvam os docentes. Apontamos necessidades de parcerias e comunidades na escola, onde encontros, trabalhos conjuntos, partilha de experiências e interacções sejam alicerces para a construção de projectos desejados em espaços e tempos onde todos aprendam e a organização se desenvolva. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17985 |
ISBN: | ISBN: 978-84-606-6429-1 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|