Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/1785

Title: Autoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de dados Multivariada
Other Titles: Teacher's self-concept: finding main factors and clusters by EDA models
Authors: Franco, Vitor
Baselar-Nicolau, Helena
Keywords: Auto-conceito
Professores
Issue Date: 28-Oct-2009
Publisher: UFPR- Curitiba, Brasil
Abstract: O autoconceito tem sido considerado uma dimensão muito importante da personalidade do professor, da sua prática e do seu desenvolvimento pessoal (MARKUS; WURF, 1987; SIMÕES, 2001).A investigação que apresentamos foi efectuada com 281 professores de Ciências da Natureza, do terceiro ciclo do Ensino Básico, em Portugal, usando o ICAC- Inventário Clínico do Auto Conceito (VAZ-SERRA, 1986). Na análise dos dados obtidos foram usados diferentes métodos de Análise Multivariada, apresentando-se os resultados da análise factorial de correspondências e nos modelos de classificação hierárquica baseados no coeficiente de afinidade. Os resultados obtidos: 1) confirmam a importância de dois grandes factores presentes no Autoconceito: aceitação social e auto-eficácia; 2) caracterizam estes principais factores no que se refere ao Autoconceito clínico dos professores; 3) mostram como esses factores são determinantes na forma como cada professor constroi o seu autoconceito.
URI: http://hdl.handle.net/10174/1785
Type: article
Appears in Collections:PSI - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
autoconceito professores.pdfartigo520.43 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois