Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/1785
|
Title: | Autoconceito dos professores: principais factores usando modelos de Análise de dados Multivariada |
Other Titles: | Teacher's self-concept: finding main factors and clusters by EDA models |
Authors: | Franco, Vitor Baselar-Nicolau, Helena |
Keywords: | Auto-conceito Professores |
Issue Date: | 28-Oct-2009 |
Publisher: | UFPR- Curitiba, Brasil |
Abstract: | O autoconceito tem sido considerado uma dimensão muito importante
da personalidade do professor, da sua prática e do seu desenvolvimento
pessoal (MARKUS; WURF, 1987; SIMÕES, 2001).A investigação que
apresentamos foi efectuada com 281 professores de Ciências da Natureza,
do terceiro ciclo do Ensino Básico, em Portugal, usando o ICAC- Inventário
Clínico do Auto Conceito (VAZ-SERRA, 1986). Na análise dos
dados obtidos foram usados diferentes métodos de Análise Multivariada,
apresentando-se os resultados da análise factorial de correspondências e
nos modelos de classificação hierárquica baseados no coeficiente de afinidade.
Os resultados obtidos: 1) confirmam a importância de dois grandes
factores presentes no Autoconceito: aceitação social e auto-eficácia; 2)
caracterizam estes principais factores no que se refere ao Autoconceito
clínico dos professores; 3) mostram como esses factores são determinantes
na forma como cada professor constroi o seu autoconceito. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/1785 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|