|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17831
|
Title: | MATERIAIS CURRICULARES PARA UM CONTEXTO GEOLÓGICO LOCAL: O CASO DA PEDREIRA DA QUINTA DO MOINHO (VILA NOVA DE GAIA) |
Authors: | Rebelo, Dorinda Morgado, Margarida Medina, Jorge Bonito, Jorge Marques, Luis Andrade, António |
Editors: | Reis, Pedro |
Keywords: | Materiais curriculares Ensino das Geociências Pedreira da Quinta do Moinho |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Interações |
Citation: | Rebelo, D., Morgado, M., Medina, J., Bonito, J., Marques, L., & Soares de Andrade, A. (2015). Materiais curriculares para um contexto geológico local: o caso da Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia). Interacções, 11(39), 322-342. |
Abstract: | A construção de materiais curriculares com base no que se conhece atualmente
sobre o ensino e a aprendizagem, suportados com ideias cognitivistas e baseados na
perspetiva construtivista (ensino por pesquisa) promove a compreensão profunda de
conceitos científicos e de estratégias de investigação para abordar as necessidades
individuais de cada aluno. A elaboração de materiais curriculares por professores e
investigadores, aplicados a problemas ou contextos específicos, é um procedimento
relativamente recente, ainda com um grande potencial de desenvolvimento. Este
artigo dá conta do processo de conceção, construção e aplicação de materiais
curriculares para o desenvolvimento de atividades exteriores à sala de aula, aplicados à Pedreira da Quinta do Moinho (Vila Nova de Gaia, Portugal). Considera-se a
caraterização geológica desenvolvida, bem como os princípios psicopedagógicos
apontados, sob a temática “exploração sustentada de recursos geológicos”.
Os documentos destinam-se a alunos do 11.º ano de escolaridade, tendo sido
aplicados em três escolas das regiões Centro e Norte de Portugal. Na avaliação dos
materiais, os professores consideraram que estes permitiram construir uma atividade
privilegiada para o alargamento e aprofundamento da literacia científica dos alunos.
Os alunos declararam que os materiais associados à atividade de campo lhes
promoveram competências associadas ao trabalho colaborativo, à resolução de
problemas e ao trabalho laboratorial, além da sensibilização para o papel das
Geociências na resolução de problemas ambientais. |
URI: | http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8741 http://hdl.handle.net/10174/17831 |
ISSN: | 1646-2335 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|