Please use this identifier to cite or link to this item:
                http://hdl.handle.net/10174/17787
             | 
         
     
     
    
    
| Title:  | A Fraude: Personificação da Injustiça no Renascimento |  
| Authors:  | Amado, Maria Teresa |  
| Editors:  | Sérgio Lira, Sergio Ponce leão, Isabel |  
| Keywords:  | direito renascentista iconografia política virtudes cristãs arte judicial |  
| Issue Date:  | Feb-2015 |  
| Abstract:  | RESUMO: Este artigo propõe-se interpretar a figura do Mau juiz do Fresco “O Bom e o Mau juiz”, que ornamenta a sala de Audiência do Antigo Paço do Concelho de Monsaraz, contextualizando-o na ciência jurídica e na arte judicial renascentista. Escolheu-se esta enigmática personagem de duplo rosto, por ela ser o elemento figurativo de maior densidade e complexidade simbólica daquela pintura mural. A simbologia-moral do Mau juiz - composta por vários atributos e personificações - é construída pela incorporação quase imperceptível de três fortíssimos modelos: partindo da ideia/imagem da Injustiça de Giotto, o autor modela-lhe a figuração narrativa do Juiz corrupto de Holbein, posteriormente reforçada com os múltiplos vícios, atributos da Fraude, de Dante-Ripa. O juiz injusto é integrado assim na personificação da fraude, que incorpora a grande roda dos vícios. Finalmente analisam-se os significados morais, de direito e de justiça que são reforçados com esta representação do Mau juiz. |  
| URI:  | http://hdl.handle.net/10174/17787 |  
| ISBN:  | 978-989-8734-04-4 |  
| Type:  | article |  
| Appears in Collections: | HIS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
  |  
  
    
    
     
    
 
    
    
	
    Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated. 
                    
                      
                 |